sábado, 10 de maio de 2008

MARKETING MÓVEL

O mobile marketing em ações promocionais

Ações promocionais servem para reforço de marca e aumento de vendas - e por que não usar o celular para oferecer vantagens e descontos que irão agradar o público?
Por :Eduardo Lins


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"3/10/2007
Smirnoff usa Bluetooth e convoca jovens acima de 21 anos para participar de viagem ao redor do mundo!

Em campanha iniciada em 28 de Setembro a Smirnoff lançou a campanha para a promoção Smirnoff Experience que levará os ganhadores para participarem de um reality show dentro das mais desejadas baladas do mundo"


"24/3/2008 13:29:00
Banco Real faz sua 5ª ação de bluetooth com a Movile
Mostrando uma enorme confiança e acreditando no potencial do bluetooth como uma nova mídia para se atingir seus clientes, o Banco Real na última semana de Março executa sua 5ª ação de marketing de proximidade com a Movile. Usuários que visitarem a Praça de Inovação do banco na Av. Paulista em São Paulo poderão baixar conteúdos usando o bluetooth do seu celular"
Fonte:http://www.movile.com.br/



"O mobile marketing já se tornou uma parte integrante do marketing mix da industria cinematográfica, na qual, a maior partes dos sites de filmes apresentam áreas dedicadas exclusivamente aos telemóveis. Através do telemóvel, os fãs do "Batman Begins" podem combater o mal em Gotham City num jogo, comprar toques ou "wallpapers" do seu herói favorito"
Fonte: http://www.centrodemarketing.com/


Mobile marketing é uma nova tendência de marketing, estando inserido como conseqüência de uma das 3 tendências de marketing virtual, a mobilidade.
O Mobile marketing, ou
marketing de mobilidade como também pode ser chamado, é uma conseqüência da evolução, aproveitamento e eficácia na busca de novas soluções e novos veículos de comunicação para divulgar, interagir com o publico alvo, ou "fazer marketing"...
Fonte: WIKIPÉDIA

sexta-feira, 9 de maio de 2008

PUBLIMIX 2008



Esta chegando o 5º encontro anual de comunicação da faculdade PROMOVE, o PUBLIMIX, que esse ano acontecera do dia 12 ao dia 16 de maio.

Direcionado à alunos do curso, profissionais da área e pessoas interessadas no assunto, tem como objetivo a realização debates, palestras, mini-cursos, oficinas e apresentações culturais para que os interessados tenham a oportunidade de trocar experiências e acesso ao trabalho de empresas e profissionais capacitados da área.
De segunda a quinta teremos apresentações de palestras, mini -cursos e oficinas e na sexta para fechar com chave de ouro tera a apresentação das bandas ZERO A, KOMBÃO AMARELO E NÓS TRÊS .
Aproveitem da melhor maneira possível oportunidade que a faculdade esta nos oferencendo.

Marcello Serpa:Governo ameaça propaganda

Por: Guilherme Azevedo (Portal Terra)

O publicitário Marcello Serpa fez, no encerramento da 22ª Semana Internacional da Criação Publicitária, em São Paulo, firme defesa da propaganda brasileiracontra o que chamou de ''ameaças'', entre elas, do poder público.
Falava especificamente das crescentes restrições, por parte do governo, à propaganda."A proibição da propaganda de cerveja é só a ponta do iceberg", disse, para alertar que poderá vir muito mais pela frente.
O de diretor de criação da AlmapBBDO e presidente do CCSP (Clube de Criação de São Pulo) nota hipocrisia no discurso das autoridades:"Nesses anos, eu nunca passei por um teste de bafômetro no Brasil".Mas, no exterior segundo Serpa, já foi parado várias vezes para fazer o teste.Lembrou também de que, lá fora, a restrição à venda de bebidas alcoólicas para menores de idade é pra valer, diferente de no Brasil:"Aqui não tem".
Para o publicitário, anunciar cerveja e até cigarro é um direito legítimo:"Se é permitido vender, é permitido anunciar.Ele ironizou o raciocínio dos que defendem restriçõe,dizendo que , se for levado em frente, também "os [os comerciais] biscoitos vão ser proibidos, porque [os biscoitos] têm gordura trans". Serpa afirmou que, no Brasil, vai se "cerceando a liberdade, como se a pessoa não pudesse saber o que é melhor para ela".
O criativo vê, no desejo de proibir propaganda, motivação político-eleitoral, a fim de fortalecer candidaturas.Citou especificamente o caso da proibição da propaganda de cigarros nos meios de comunicação e em eventos esportivos e culturais, estabelecida, em 2000, pelo ministro da Saúde, José Serra, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso(PSDB).
Serpa acredita que proibir propaganda de produtos, ameace a "indepêndecia da mídia ", pela conseqüente "dependência das verbas estatais ".Sem os milhões de reais dos anunciantes privados, jornais, revistas, rádios, tevês e portais teriam os governos como fianciador primordial de conteúdo.
O publicitário também lançou outro questionamento:"Quem vai definir o custo da mídia no Brasil?"Referiaa-se ao papel das agências de propaganda de comprar os espaços publicitários na mídia, que vê sob ameaça, também."O Brasil é o único país, com exceção do Japão, onde há compra de mídia pelas agências".
Nos outros países, lembrou Serpa, foram surgindo fundos de investimentos que substituíram as agências nessa tarefa, com forte poder de barganhar a achatar valores.Foram esses fundos que começaram, então a definir o custo da veiculação dos anúncios.
Para Serpa, se esse papel de computador for tirado das agências de propaganda no Brasil, elas vão perder relevância e se transformar em meras fornecedoras de comercias de trinta segundos, e não mais de estratégia para os clientes. O publicitário recordou também que cultura nacinal poderá sofrer impacto negativo, com a "dificuldade de criar bom conteúdo, por falta de dinheiro".

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Criatividade... A chave para o sucesso de uma campanha publicitária.

“Você é criativo? Antes de responder dê uma olhada em sua volta, observe cada móvel, cada detalhe do lugar onde você esta. Observe os carros, os edifícios, as ruas... Como você aprendeu nas aulas de história, as coisas nem sempre foram assim, nós modificamos o mundo e o fizemos através da CRIATIVIDADE. Mas afinal o que é criatividade? Nada mais é que uma novidade, mas não uma novidade qualquer. CRIATIVIDADE é uma novidade capaz de acrescentar algo novo em seus conhecimentos. Observe os atos simples de sua vida e você descobrirá seu poder de CRIAR contido neles. E o que é CRIAR?(...).”
Fonte:http://br.goecities.com/mbroti/criatividade2.htm – por Marcelo Peralli Broti – Psicólogo.

Muito bem. Agora veja um grande exemplo de criatividade na publicidade nacional. Trata-se de uma peça publicitária da DM9DDB para uma academia de ginástica. A matéria, que tem como fonte o sítio da m&m online, está transcrita abaixo. Leia e tire suas próprias conclusões.

“Papel especial surpreende leitor em peça da DM9DDB



A DM9DDB cria um anúncio para a academia Companhia Atlética oferecendo 50% de desconto na matrícula àqueles que conseguirem rasgar o cupom no canto inferior da peça. A grande surpresa fica por conta do papel utilizado que é especial e não rasga. Na página seguinte o título 'Não conseguiu rasgar? Está precisando malhar, hein?' completa a mensagem. A criação é de Rodrigo Tórtima e Adriano Matos, com direção de criação de Rodolfo Sampaio, Julio Andery e Felipe Cama.”


Abraços a todos.


Alexandre