sábado, 31 de maio de 2008

Quando a estratégia é Negócio!

Casa Darwin apresenta Melissa no exterior


O trabalho de internacionalização da marca Melissa, da Grendene, vem sendo feito há cinco anos com a presença em feiras internacionais e uma estratégia de distribuição mais ampla. Hoje, a marca já é vendida em butiques como a Collete, de Paris, e a Opening Cerimony, de Nova Iorque.Em outubro do ano passado, a empresa entregou à agência Casa Darwin, de Márcio Cócaro e Rodrigo Leão, o projeto de internacionalização da marca, com dois objetivos principais: tornar Melissa uma marca de reconhecimento global no espaço de dois a cinco anos e gerar um crescimento de 300% em volume de vendas no exterior até 2010.A nova campanha, com o conceito "Plastic Dreams", entra no ar este mês com anúncios de página dupla nas revistas Vogue Espanha, Vogue Italia, I.D., Dazed & Confused e V Magazine. Os anúncios chamam para o site http://www.melissaplasticdreams.com/, no qual os internautas poderão ver os três primeiros anúncios e dois filmes da campanha. Depois, seguirá freqüência mensal com os anúncios em rodízio nessas revistas, passando a incluir também a francesa Numéro, a Dazed & Confuzed Japan, a revista Trade WeAr e os sites Style.com e A Shades View of Fashion (http://www.ashadesviewoffashion.com/).
Até dezembro serão cinco anúncios e cinco filmes de 15 segundos, que serão veiculados na internet e em TV por conta dos distribuidores internacionais. Além disso, em julho entra no ar a exposição virtual no site http://www.melissaplasticdreams.com/ com os 150 pares mais importantes do acervo de 29 anos da Melissa e abrindo o ciclo de comemoração dos 30 anos da marca em 2009.
A exposição traz o trabalho de nomes como Jean Paul Gaultier, Thierry Mugler, Vivienne Westwood, Zaha Hadid, Karim Rashid, Irmãos Campana e Alexandre Herchcovitch. A partir de agosto, a mesma exposição, dessa vez real e que terá como pièce-de-résistence um mock-up de quatro metros de altura da bota desenhada pela arquiteta Zaha Hadid, passa a viajar pelas principais universidades de moda e design da Europa, Japão e Estados Unidos, voltando ao Brasil no meio de 2009 para comemorar os 30 anos na Galeria Melissa.
A Casa Darwin foi responsável por coordenar a integração do trabalho de criação, planejamento e mídia em todas as plataformas: on e off-line, no mídia, eventos e criação de material de PDV para a maximização de resultados por investimento.
Para o job, Rodrigo Leão convidou seu velho parceiro de W/Brasil Jarbas Agnelli, hoje um dos mais importantes diretores de comerciais do país, para voltar ao departamento de criação. Em dupla com Leão, Agnelli criou e depois produziu todo o material gráfico e os filmes da campanha.
Conheça um pouco mais da Grendene:
A primeira unidade fabril da Grendene nasceu em Farroupilha, no interior do Rio Grande do Sul, em 1971. O que era uma pequena fábrica de embalagens plásticas aos poucos foi se transformando na sede do maior fabricante de calçados do país, graças ao empenho e à determinação de seus fundadores: Alexandre e Pedro Grendene Bartelle. Investir no parque industrial não é apenas uma necessidade, é a forma que a Grendene encontrou para ser tantas empresas numa só. Com tecnologia de ponta, fábricas de Primeiro Mundo e seguindo normas internacionais de produção, a Grendene tem força total para atuar nos mercados adulto, adolescente, infantil e baby.
O Desenvolvimento de Produtos tem uma participação fundamental na história de sucesso da Grendene. Seu principal diferencial não são os equipamentos, mas as pessoas. Tudo no Desenvolvimento de Produtos foi pensado para fazer da Grendene uma das empresas mais criativas do mundo na concepção de calçados de moda.Seus projetos são totalmente viabilizados em termos de resultados, fato imprescindível numa empresa que atua num grande mercado com altos volumes de vendas. Para criar produtos com a cara do Brasil, a fonte de inspiração está nas ruas, nos 8 mil quilômetros de praias, na cultura tropical, nas necessidades e desejos de milhões de brasileiros. Por isso as viagens e as pesquisas de moda são uma constante.Os 113 profissionais que ali trabalham possuem cultura multidisciplinar. Ter uma equipe formada por pessoas que não são especialistas em calçados quebrou vários paradigmas do setor. São arquitetos, engenheiros, economistas, administradores e também estilistas de moda que olham não somente para o mercado de calçados, mas para outras áreas que contribuam para a criatividade da Grendene.
• Maior empresa calçadista do Brasil em número de pares.
• Mais avançada fábrica de calçados injetados do mundo.
• Maior produtor mundial de sandálias.
• Capacidade de entrega de produtos de alta qualidade em prazos bem menores que os da concorrência.
Alguns produtos Grendene: Rider, Melissa, Ipanema, Grendha, dentre outros
Fonte:
Bem, nessa matéria podemos observar uma estratégia bem pensada e bem articulada para aumentar a participação no mercado. A Grendene, presente há cinco anos no mercado internacional através de participações em evento começa uma escalada rumo a uma meta de aumentar suas vendas para o exterior em 300%. Para tanto contratou a Casa Darwin para criar uma campanha onde a marca pretende se mostrar 100% globalizada.
Aliado a tudo isso a Grendene afirma que seu sucesso está diretamente ligado a seus empregados. Afirmam que as pessoas são sem formação de mercado de calçados, mas com grande criatividade.
Pessoas valorizadas e satisfeitas fazem a diferença, acreditem!
Abraços
Alexandre
31/05/2008

sexta-feira, 30 de maio de 2008

A NOVA PROPAGANDA









CENARIO VIRTUAL

O diretor de criação Rodrigo Butori, na abertura do Wave Festival. Com a internet, a criatividade se espalha no mundo







O primeiro WAVE FESTIVAL IN RIO revela como a interatividade está redefinindo a publicidade.


A revolução digital revolucionou pra sempre a propaganda, isto é indiscutivel. Esse foi o tema do Wave Festival in Rio, evento organizado pelo Grupo Meio & Mensagem que premia o que há de melhor na criação publicitária de toda a América Latina. O evento aconteceu no Copacabana Palace, onde foram exibidos 1500 peças publicitarias para serem avaliadas. Além de premiar o melhor da criação publicitária do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela, México e Uruguai, o evento conta com uma rica programação de palestras em um seminário.

A propaganda mexicana premiada é um exemplo de como o campo de atuação da publicidade extrapolou a midia tradicional, ela simulou um jogo eletronico.

Segundo o inglês Donald Gunn, que era uma das estrelas internacionais do evento e tambem Responsável pelo relatório anual Gunn Report, que desde 1999 destaca o melhor das principais premiações da propaganda, o Wave Festival tem um papel importante para o futuro da propaganda : " Eventos assim são fundamentais para o mercado. São oportunidades de vermos novidades, idéias frescas. É onde as baterias são recarregadas”, afirma. Como é o mais jovem dos festivais de propaganda, o Wave se distingue ao dar valor ao que ela tem de mais inovador: seu lado interativo.

Esse tipo de festival se torna muito importante devido ao trabalho que desenvolve, pois reune diversas pessos com trabalhos diferentes e que talvez podessem ser ate desconhecidas do mercando, podendo assim se destacar com seu talento e ferramentas que possue para desenvolve-los.


PARECE GAME
A peça mexicana premiada na categoria Cyber simula um jogo eletrônico
Abraços,
Angélica - 30/05/2008

O MUNDO SEM FIO!!!




Skype: Voz sobre IP em Pocket PC

Há muito tempo, diversas empresas vêm apresentando soluções de voz sobre IP para dispositivos móveis, mais propriamente Pocket PCs. Mas o PocketSkype foi a que mais destacou-se até o momento! Um software leve, facil, funcional, com interface agradável e já popular nos desktops. Essas caracteristicas o tornam um provável sucesso!O PocketSkype é um software de VoIP (Voice Over IP) e permite que usuarios tenham conversas de voz através da internet.

O interessante do Skype é que este ja é um tanto popular nos desktops e agora nos Pocket PCs permite não só conversas de Pocket PCs com Pocket PCs, mas também de Pocket PCs com PCs e vice-versa!

REQUISITOS:
1. PDA Pocket PC com processador de pelo menos 400 Mhz, com sistema operacional Microsoft Pocket PC 2003. Durante os testes foi utilizado um iPAQ h3970;
2. Cartão iPAQ 11Mbps Wireless PC Card, cartão CompactFlash Ethernet ou WiFi embutido (presente nos modelos mais recentes);
3. Conexão banda larga;

O segundo passo sem dúvida é localizar outros usuários e formar uma lista de contatos para estabelecer chamadas. Pode-se adicionar pessoas tocando em Tools>Add a contact. Ou informando o apelido ou nome da pessoa procurada. Uma vez adicionados, pode-se então visualizar o status de cada usuário em Contacts.

EFETUANDO E RECEBENDO CHAMADA:
Para estabelecer uma chamada não há segredo algum, basta estar conectado, selecionar o nome do usuário desejado e clicar no icone de telefone verde, após alguns toques, se o usuário atendê-lo, a conexão é estabelecida automaticamente e pode-se falar e ouvir o interlocutor.

QUALIDADADE X PERFORMANCE:
Para que uma conversa seja bem natural, recomenda-se que a conexão seja realmente rápida, algo como o Speedy 600 através de WiFi ou Ethernet. Nesta conexão as conversas tinham uma ótima qualidade.Em conexões ADSL de 256kbps, através de WiFi ou Ethernet, as chamadas tinham pequenos e eventuais cortes, nada que recrimine o uso, mesmo nesta velocidade a qualidade é razoável.

OUTRAS FUNCIONALIDADES DO SKYPE SÃO:
-Chat, onde pode-se digitar ao invés de falar;
-Log, uma relação das chamadas canceladas e completadas;
-Message templates, uma pequena relação de frases prontas mas configuráveis, para uso durante um chat;
-You have, é a janela principal do Skype onde aparecem alguns status como, número de usuarios on-line.

Olá gente...
A Tecnologia em nossas mãos:
Skype é sem dúvida uma ótima solução, para estabelecer conversas de voz através da internet e é forte candidato a tornar-se um software essencial em Pocket PCs conectados.
Podemos perceber, na aula de Rodrigo que o custo desse aparelho e mensalidade é muito barato. Vale apena, termos em nosso dia a dia e principalmente em empresas que possui várias filiais.

Por isso, posso falar que Skype é um serviço de comunicação via Internet de maior crescimento no mundo, que permite às pessoas de qualquer localidade fazer ligações de voz e vídeo ilimitadas gratuitamente.Pude ler também,que Skype está disponível em 27 línguas e é usado em quase todos os países do mundo.

Olha pessoal, por isso temos que estar atento no mundo e nas mudanças que vem ocorrendo.
E as empresas de Telefonias se não ficarem atentos e lançarem algo para suprir,vão ficar para tras e isso é muito sério. Póis a Tecnologia está apenas começando.

Obrigada
Débora
30/05 17:30

quinta-feira, 29 de maio de 2008

A INTERNET É RESPOSTA.QUAL ERA MESMO A PERGUNTA?

Todo mundo estava feliz e satisfeito com a publicidade, o marketing direto e as várias formas de comunicação de massa quando, sem ser convidada e sem pedir licença, surgiu a tal "rede mundial" e todos os seus serviços, que até hoje pouca gente sabe quais são.
A Internet e os outros produtos de comunicação digital (CD-ROM, DVD-ROM, multimídia, realidade virtual, videogames, WAP, P2P, ICQ etc.) às vezes parecem como sexo para adolescentes: ninguém sabe o que é direito mas todo mundo fala sobre e quer fazer. E, por mais insatisfatória que seja a experiência, fazem questão de contá-la para todo mundo em detalhes. E isso acontece porque, como o sexo para adolescentes, a internet é uma experiência nova, digital, diferente de tudo que já foi feito antes em termos de comunicação. A TV lembra, na maior parte de sua comunicação, teatros e tribunas, que são conhecidas desde que o mundo é mundo. O jornal e as revistas usam papel, que, desde crianças, ao manipular o Tio Patinhas, sabemos como funciona. Já para a comunicação digital não existem parâmetros, referências ou estruturas conhecidas. Assim, como não há -- com perdão da má palavra -- paradigmas, faz-se de tudo e tudo é lindo, lindo, lindo, um desbunde. Falar em qualidade é, seguramente, mudar de assunto.
A entrada dos computadores nas comunicações causou três "revoluções" em um período de pouco mais de dez anos, virando empresas de cabeça para baixo, desempregando e abrindo espaço para novos profissionais. Primeiro foi a desktop publishing, ou editoração eletrônica, que substituiu todo o processo de design gráfico que vinha sendo feito, com poucas modificações, desde a invenção da tipografia móvel pelo velho Gutenberg. Depois foi o vídeo digital, que substituiu as câmaras de tubo e o processo de edição usando fitas magnéticas e gerações. Agora é a internet que chega para deixar todo mundo confuso. Não é à toa que ela provoque tantas reações apaixonadas.
A chegada da internet, na realidade, tem muito pouco a ver com a informática e não pode ser comparada com a transformação causada pela entrada dos Macintoshes coloridos nos estúdios em 1986 (eu sei, você não é dessa época, mas saiba que livros inteiros como esse já foram feitos sem computador). A editoração eletrônica e o vídeo digital nada mais são que meras extensões de um processo que todo mundo estava acostumado a fazer: troca-se a Letraset pelas famílias de letras de computador, o aerógrafo pelo Photoshop e o resto continua igual. Já para a internet tudo muda: ao fazermos criação digital não estamos aprendendo a falar outra língua, estamos aprendendo outra forma de comunicação. E aí não dá para traduzir um texto em alemão para linguagem de surdo-mudo. Até dá, mas o resultado é pobre.
A internet não será a última revolução, pelo contrário: de agora em diante elas tendem a ser cada vez mais constantes e volumosas. Vêm aí a TV interativa, o papel digital e a wireless broadband. Depois disso, nem o céu será o limite.

-O mundo está em um grande processo de transformações tecnológicas.E nós precisamos acompanhá-lo.

Com as propagandas da internet é facil de atingir o público alvo. E além de tudo, tem um ponto que eu considero muito importante que é o controle de medição de resultados.Com ele é possível o anunciante saber quantas pessoas viram seu anúncio e até quantas compraram seu produto.Com isso pode-se calcular o retorno sobre seu investimento.

UM ABRAÇO

IÊDA 29/05/08

quarta-feira, 28 de maio de 2008

A GENTE OUVE... A GENTE VÊ...

A GENTE FAZ???


Apresentamos um trabalho cujo tema era "RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS E CIDADANIA CORPORATIVA".
Buscamos informações sobre o verda
deiro significado e através desta pesquisa descobrimos que:


O que se espera de uma empresa realmente preocupada em contribuir para a solução dos problemas de base da sociedade, é que tenha uma política institucional firme, ética, dinâmica e empreendedora, e que a responsabilidade social seja um processo natural, fluindo como a responsabilidade individual de cada cidadão.

Ética e responsabilidade social nos negócios são temas ainda em desenvolvimento no Brasil, mas sem dúvida o cenário já se alterou bastante e tende a mudar gradativamente, pois as empresas atuais estão cada vez mais atentas e conscientes quanto à preservação do meio ambiente e práticas socialmente responsáveis.

Vale ressaltar, que somente será caracterizada responsabilidade social se a empresa adotar medidas incorporadas a sua cultura e com qualidade em relação aos projetos sociais implantados. Existe uma necessidade da existência de grupos pressionarem as empresas que adotam práticas antiéticas, pois apesar das leis e códigos morais existentes, muitas empresas só se comportam de modo socialmente responsável se sua sobrevivência é colocada em risco. Sendo assim, se esses públicos não forem ativos, as empresas continuarão prezando somente a busca pelo lucro.

Estivemos presente em algumas empresas que movem esta ação juntamente com produtos palpáveis que justificam a adesão nesta campanha de tanta importância para o mundo. Esta consciência começa refletir nas empresas em pequena proporção.

Eis a questão... A gente faz???

O que mais me chamou atenção neste trabalho foi a entrevista que fizemos com o engenheiro agrônomo Sr.Edilson Paiva, que exerce seu cargo na Embrapa e também em sua empresa de tecnologia em clonagem e diagnose "BIOCELL".

Estivemos inicialmente na Embrapa e em sua empresa, onde a sua receptividade em prestar informações foi indiscutível.

Agregando todas as informações recebidas o que ficou marcado para mim, foi quando ele relatou que primeiramente devemos agir como cidadão praticando atos e atitudes corriqueiras como... Respeitar o outro em diversos aspectos: na sala de aula, em casa, no trabalho, no dia-a-dia...achei que ele concluiria a sua entrevista em função de venda e divulgação de seus produtos e isso me surpreendeu. Como uma pessoa tão bem sucedida tem esta filosofia de vida e pratica este bem em sua empresa, dando oportunidade de trabalho ao menor aprendiz, mulheres casadas e que tem filhos... Enfim faz acontecer!!!

Aproveitei este gancho e como esta parte do trabalho era de minha responsabilidade tentei deixar esta mensagem para meus colegas de sala, pois justamente no meu momento de apresentação senti uma falta de respeito, não generalizando... Em relação a alguns colegas.

Como cidadão antes de se comprar uma "sacola", devolver frascos de perfumes vazios deve-se preocupar com os critérios de educação, valores, respeito, atos e atitudes...

Isso vem de dentro e faz a diferença.

Só assim você contribui socialmente como CIDADÃO, sem ter que gastar "nada" e livre para poder dizer "EU FAÇO A MINHA PARTE"!!!

"EU VALORIZO ATOS E ATITUDES"

Beth Reis - Pok ta Pok


domingo, 25 de maio de 2008

RESPONSABILIDADE SOCIAL


A responsabilidade social é a preocupação das empresas e das pessoas em relação ao que esta acontecendo com a sociendade e o desenvolvimento de projetos e ações para tornar o mundo em que vivemos melhor socialmente, ambientalmente e economicamente.

As empresas estão se preocupando muito com isso pois as pessoas estão cada dia mais preocupadas com o ambiente em que vivem e valorizam mais as empresas que se preocupam com a mesmo.


"O primeiro passo para qualquer ação
de responsabilidade social em empresas
passa pela conscientização dos
empreendedores e, principalmente, dos
acionistas majoritários de que o
consumidor valoriza a diferença entre
empresas que são socialmente
responsáveis e outras que não têm essa
preocupação"
EMERSON KAPAZ, INSTITUTO ETHOS


Pode-se citar como exemplo de empresas que desenvolvem projetos sociais : Caixa Economica Federal, Hering, O Boticario, Natura, Petrobras, entre outras.


A responsabilidade social corporativa é o conjunto de ações desenvolvidas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo, essas ações otimizam ou criam programas sociais,trazendo benefício mútuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, quanto da sua atuação da empresa e da própria população.Também é a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade.


Não somente as empresas, mas, acredito que se cada pessoa tiver a consciencia das suas ações e cuidar do seu espaço, teremos um mundo cada vez mais responsavel socialmente, e quem saíra beneficiado seremos todos nós e nossa futura descendencia.

"PENSAR GLOBALMENTE, AGIR LOCALMENTE!"

UMA ANTENA SÓ PARA VOCÊ

Com as FEMTOCELLS,será possívil transmitir sua conversa de celular pela internet-e pagar menos




Por: RENATA LEAL
revista ÉPOCA,26 de maio de 2008


Num passado não muito distante,coisa de dez anos atrás,era um custo fazer o celular funcionar direito fora das grandes cidades.O indicador de sinal estava quase sempre no mínimo-isso quando chegava ao mínimo.O tempo passou,os celulares mudaram do sistema analógico para o digital,as operadoras instalaram antenas por todo canto e hoje é difícil encontrar um lugar onde o celular não funcione.A tendência para o futuro é que o celular seja seu telefone principal,em casa,no trabalho ou em qualquer lugar.
Mas é difícil imaginar isso hoje em dia com os preços cobrados pela operadora.A saída será usar a internet para ligar pelo celular.Deverá haver em vários lugares-e provavelmente até dentro de sua casa-pequenas antenas de celular.Elas serão ligadas a sua conexão de internet banda larga,que desviará as ligações da rede tradicional(oferecida pelas operadoras)para a internet.A idéia é que,se você entrar em casa falando ao telefone,ele mude automaticamente para a sua rede interna.Isso funciona porque o celular busca o sinal mais intenso.Assim ao encontrar a rede interna ele passará para ela.Se você já estiver dentro de casa,o celular fará as ligações usando a rede,pela internet.Com isso,o custo das chamadas será menor.
Essa anteninhas são chamadas FEMTOCELLS(femtocélulas).Para quem já está acostumado com os roteadores domésticos,que permitem conexão de internet sem fio em casa,fica fácil entender: as femtocells fazem o mesmo para o celular.O modelo está em teste.Acredita-se que 100 mil femtocells estejam em uso no fim deste ano.Não é nada perto das previsões otimistas para os próximos anos.Para 2011,a expectativa é de 19 milhões de unidades no mundo.
Mas se você vai usar a internet para fazer as chamadas,como ficarão as operadoras de telefonia móvel e fixa?As móveis ganharão dinheiro com as chamadas fora de casa,na rede normal.E farão papel de intermediário entre você e a ligação na internet.Elas poderão até alugar as anteninhas para quem não quiser comprá-las.

"Esse modelo de negócio com as femtocélulas reforça a tendência de migração para o celular.As redes de telefonia fixa tendem a mudar o foco par oferecer conexão de internet por banda larga",afirma o gerente de desenvolvimento de novos negócios da Motorola,José Geraldo de Almeida.

É só o primeiro passo da tecnologia que deve mudar as comunicações.

(Texto adaptado)

ROTEADOR é um equipamento que serve para conectar uma rede a outra. A internet é formada por milhares (milhões eu diria) de redes interconectadas. Cada ponto de interconexão entre duas ou mais redes tem um roteador no meio.Os roteadores são usados nas redes domésticas para compartilhar a internet. Quando vc coloca um roteador na sua casa ele pode "dividir" a internet entre os computadores da sua casa.