sábado, 28 de junho de 2008

RONALDO E BOMBRIL:

´´NÃO LEVE O GATO POR LEBRE´´


Com assinatura da W/Brasil, a Bombril veicula anúncio de oportunidade nas principais revistas semanais do país, como Caras, Quem, Isto É Gente, Contigo, entre outras.

A peça traz Carlos Moreno caracterizado como o jogador Ronaldo e também como duas “mulheres”.
O título explica: “Não leve gato por lebre. Só Bombril é Bombril.”
A criação é de Rui Branquinho, com criação de Fábio Meneghini e Sergio Franco.

Garoto propaganda BomBril!!!

Na Bombril, foram nada menos que 337 filmes protagonizados pelo personagem, trajetória que o transformou no mais bem-sucedido da história da propaganda brasileira.
Nascido em 1978, o Garoto Bombril veio para inaugurar uma fase da comunicação da empresa e, além disso, para representar as mudanças comportamentais ocorridas na época.
No gosto feminino, os “machões” e “fortões” davam lugar ao estereótipo do homem sensível e carente.

Pena que não esta mais na BomBril:
O contrato com a Bombril encerrou-se em agosto e, segundo Moreno, a decisão de não renová-lo foi tomada em consenso. “Sou muito crítico e em diversas oportunidades falava para todos ficarem atentos, pois queria sair de cena com dignidade.”

-- Garoto propaganda que marca até hoje, acho que esta para existir, na televisão brasileira um garoto propaganda, mais Marcante em toda história.

-- Talentoso e divertido essa é a marca da BomBril..
Livro dos Recordes como a série de publicidade mais longa do mundo.
Pude ver também que em 1997, o personagem, que aparecia somente na telinha, ganhou também a mídia impressa.

Esse é... Carlos Alberto Bonetti Moreno
Abraços
Débora
29/06 00:55

A grande sacada da VW

Gisele Bündchen e Sylvester Stallone em campanha do novo Gol
Felipe Cirelli

A beleza da top model mais bem paga do mundo e o carisma de um dos ícones da força bruta de Hollywood estarão juntos a partir do próximo domingo, 27 de junho, na nova campanha de lançamento do novo Gol (chamado de geração cinco), da Volkswagen. Gisele Bündchen e Sylvester Stallone, ou, a Bela e a Fera, representam seus próprios papéis nas peças criadas pela AlmapBBDO.
O objetivo é mostrar que o carro, conhecido por sua liderança no mercado, ganhou um novo visual, mais moderno e bonito, porém, mantendo a sua essência: força e resistência. O conceito “Lindo como nunca. Gol como sempre” estréia no programa Fantástico, da Globo, por meio do primeiro filme da campanha, “Lançamento”, de 60 segundos, que será acompanhado por mais dois comerciais: “Curiosos” e “Ninjas”. O primeiro entra no ar a partir de segunda-feira, 30, e o terceiro estreará daqui a 15 dias. Os dois da seqüência são de 30 segundos.
Os três filmes foram filmados em Los Angeles. “Lançamento” mostra uma superprodução cinematográfica (sob a batuta de Andrucha Waddington, da Conspiração Filmes, bem como os outros dois da campanha) e a fuga de um Gol, pilotado por Stallone, que vai ao encontro de Gisele, que, enquanto espera o ator, apresenta o novo carro ao público.
“Curiosos” - foi filmado na famosa Rodeo Drive, onde cenas de ação foram substituídas por uma situação aparentemente rotineira: Gisele estaciona o carro e, curiosos com o novo modelo, os pedestres se aproximam para admirá-lo. Stallone, que está no banco do passageiro, abre o vidro e surpreende as pessoas com um simples “bu”.
O terceiro filme, “Ninjas”, foi feito em um beco de LA, à noite, onde Stallone defende a top model de ninjas que querem roubar o carro. Aliás, Stallone dispensou dublês para as cenas de ação desse filme.
A campanha ainda conta com mais seis anúncios de páginas duplas, triplas e seqüenciais, além de outdoors, spots e dois hotsites (em fase de criação).


Fonte: www.portaldapropaganda.com


Essa peça foi muito bem pensada, na minha opinião, os personagens combinam com a proposta e as características do carro. Acredito que será um sucesso!

Abraços

Alexandre
28/06/08

Trabalho de Comunicação Integrada na FIAT

Pessoal,
Conforme combinado, a seguir estão postadas as URL dos vídeos que seriam apresentados em sala de aula por motivo do estudo de caso da Comunicação Integrada da FIAT, confiram:

Propaganda do FIAT 147, o primeiro carro produzido pela FIAT no Brasil.
http://br.youtube.com/watch?v=RkFWkyhkv7o

Propaganda Institucional - Vídeo exibido pela comemoração de 25 anos de FIAT no Brasil.
http://br.youtube.com/watch?v=0LGg0gtMGHI

Propaganda de lançamento da nova Pálio Weekend com os peixinhos, comercial que ninguém esqueceu.
http://br.youtube.com/watch?v=kQ_Aajbbv8s

Último lançamento - Pálio Adventure Locker.
http://br.youtube.com/watch?v=V7A27gxSugM

Espero que consigam associar essas peças ao conteúdo do trabalho

Abraços

Alexandre

TIM - Viver sem fronteiras



T(elefonica)I(talia)M(obile).




Existente no Brasil desde de 1998, a TIM começou a operar nacionalmente em 2002, com a tecnologia GSM.
A operadora possui um acentuado estilo empresarial e é fato que a maioria de seus serviços são voltados a clientes adultos e pessoas juridicas. Atualmente é a segunda maior empresa de telefonia movel no Brasil, perdendo somente para a Vivo.
Desde que chegou no Brasil a TIM assumiu o compromisso de ser uma empresa que busca uam profunda ligação com a sociedade . A filosofia da mesma é incentivar o crescimento das comunidades nas quais atua.








Ela acredita muito na musica e tem projetos voltados para todas as classes na categoria. Tem o TIM festival, o TIM nas escolas e o Premio tim de musica.

A TIM é uma empresa que se preocupa muito com a sociedade, apoia diversos projetos em todo o pais, incluindo o Mc Dia Feliz. Ela também desenvolve projetos para a reciclagem de pilhas e baterias.
A empresa ja ganhou 4 vezes como a operadora mais lembrada em telefonia movel no Brasil.
As empresa usa dum marketing muito bacana, e nas maiorias das vezes institucional, usando sempre o seu slogan "VIVER SEM FRONTEIRAS". Ela utiliza como midia a tv aberta e o tv fechada, revista e jornais.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

MARKETING DE GUERRILHA













O marketing de guerrilha é uma das técnicas de propaganda que cada vez mais ganha destaque. Com custos mais baixos do que os da propaganda tradicional, pode ser uma boa alternativa de divulgação para empresas com recursos financeiros limitados. A idéia é semelhante aos "factóides" popularizados por um ex-prefeito do Rio de Janeiro. O objetivo é mostrar sua marca gerando eventos que possam ganhar espaço nos noticiários ou atrair a atenção direta do público alvo sem pagar espaços publicitários nas mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas. Uma reportagem da tradicional revista inglesa "The Economist" traz alguns exemplos interessantes de idéias usadas na divulgação de alguns sites. Em Nova York, por volta de oito mil carteiras foram espalhadas nas calçadas de Manhanttan. Ao invés de dinheiro, cheques ou documentos, os curiosos de Nova York encontraram dentro das carteiras um cartão com uma mensagem e o endereço do site CharityCounts.com, criado para receber doações para instituições de caridade. No ano passado, um comboio de 20 carros amassados e soltando fumaça se arrastaram por ruas de Nova York e Los Angeles para promover o lançamento do Driver 2, um videogame de perseguição de carros. Mesmo as empresas tradicionais estão adotando este tipo mais ousado de propaganda. A Pizza Hut gastou U$ 1,25 milhões em um anúncio colocado em um foguete russo lançado ao espaço. A fronteira final também é tema de idéias meio malucas como transformar a Lua em um imenso outdoor usando projetores potentíssimos. As "brincadeiras" e "factóides" estão sendo levados a cada vez mais a sério, pois de acordo com alguns especialistas, nos Estados Unidos, cada consumidor vê cerca de 1,5 mil mensagens comerciais diariamente. A crescente fragmentação causada pela quantidade excessiva de anúncios, diminui a eficiência de cada peça publicitária individualmente. Outra vantagem do marketing de guerrilha, principalmente para as pequenas empresas, é o custo mais baixo. Distribuir brindes em locais freqüentados por seu público alvo, criar pequenos eventos para divertir e surpreender os futuros consumidores é infinitamente mais barato do que 30 segundos em horário nobre. Nas novas técnicas, a criatividade, ousadia, inteligência e planejamento são mais importantes que o dinheiro. Mas, como sucesso de uma campanha de guerrilha depende de idéias originais, as besteiras são difíceis de ser identificadas antes de serem feitas. A Mattel, fabricante da Barbie, pintou uma rua toda de cor-de-rosa para promover a boneca. A ação, obviamente, irritou os moradores. Os consumidores sentiram que seu espaço foi invadido e o tiro saiu pela culatra. As iniciativas devem ser muito bem pensadas e realizadas com cuidado para passar sempre uma imagem positiva, fixando sua marca de maneira simpática e original.
O MARKETING DE GURERRILHA É CADA VEZ MAIS UTILIZADO POIS É UM MÉTODO BARATO E MUITAS VEZES EFICAZ.
AS EMPRESAS ESTÃO INVESTINDO CADA VEZ MAIS NESTA FORMA DE PROPAGANDA POIS CONSEGUEM CHEGAR DIRETO AO TARGET.
IÊDA 27/06/08



PROPAGANDA SELF-SERVICE


É mais ou menos isso. A Secretaria do Rio Grande do Sul promoveu uma ação espalhando painéis com camisinhas presas que formavam a palavra AIDS. Conforme as pessoas passavam, era possível destacar e guardar e assim acabar com a palavra AIDS do painel. Uma forma diferente e inteligente de divulgar, conscientizar e ajudar as pessoas a se protegerem melhor.

Esta ação está classificada na categoria: GUERRILHA E PROMOÇÃO do site propagandamt, e a meu ver,foi sim uma forma diferente de conscientização ao uso da camisinha.Normalmente,as campanhas com este fim,utilizam panfletos informativos que deixam de atingir grande parte do público-alvo,pelo simples fato de ser uma forma ultrapassada e ineficaz.

O marketing de guerrilha é uma das técnicas de propaganda que cada vez mais ganha destaque!!!

terça-feira, 24 de junho de 2008


QUE TAL FALARMOS DE "AUTO ESTIMA"?

No decorrer deste primeiro período aprendemos muito sobre novas tecnologias, computação gráfica, ética e responsabilidade social em vários aspectos, as diversas formas de comunicação no contexto contemporâneo e na comunicação e relações interpessoais é relevante citar um dos últimos temas em questão, "A AUTO ESTIMA".

Acredito que o sucesso está diretamente ligado naquilo que somos, de dentro prá fora.

Como já sabemos, a Auto-estima é o sentimento que faz com que a pessoa goste de si mesma, aprecie o que faz e aprove suas atitudes. É um dos mais importantes ingredientes do nosso comportamento. Esse conceito se desenvolve desde muito cedo na relação da criança com os outros.
As figuras paternas atuam como espelhos que desenvolvem determinadas imagens ao filho. O afeto é muito parecido com o espelho. Quando demonstro afetividade por alguém, essa pessoa torna-se meu espelho e eu me torno o dela, refletindo um no sentimento do afeto do outro, desenvolvendo um forte vínculo de amor- essência humana em matéria. É nessa interação afetiva que desenvolvemos nossos sentimentos positiva ou negativamente e construímos a nossa auto-imagem.

AUTO-ESTIMA ESSENCIAL

A auto-estima essencial é gratuita. É a que recebemos dos nossos pais assim que nascemos, simplesmente porque nascemos, porque somos seus filhos amados ou não. Há situações extraordinárias em que eles amam neuroticamente ou mesmo odeiam seus filhos.
Como odiar um filho não é algo aceito social e normalmente, muitos podem compensar esse "ódio" por meio de extremo cuidado ou da negligência diante de perigos e de riscos de vida. Isso é apesar de complexo muito comum.

AUTO-ESTIMA FUNDAMENTAL

A auto-estima fundamental é conquistada quando somos bem-sucedidos e quando apreciamos algo que realizamos. Se essa realização é produto de nossa capacidade, isto é da nossa pessoa sem depender de terceiros, nem de nossos pais, ela alimenta a aprovação de nós mesmos e nossa íntima (e saudável) vaidade pessoal.
O que conseguimos com nossos esforços produzirá ótimas sensações, desde um pequeno prazer até a plena sensação de vitória absoluta.
Na infância, a auto-estima fundamental é alimentada toda vez que a criança realiza alo e isso pode ser dimensionado. Porém, aplaudir ou reprovar fora de hora, quando não é realmente merecido, destrói essa auto-estima. Quando os pais fazem tudo pelo filho, mesmo aquilo que ele é capaz de fazer, estão prejudicando essa auto-estima.
Tanto a auto-estima essencial como a fundamental estão presentes em todas as atitudes. Conforme o estado, momento ou desenvolvimento em que a pessoa se encontra, um mesmo fato pode alimentar ou desnutrir a auto-estima.
Como vimos, o ser humano já nasce com o sentimento de importância a que Freud chama de narcisismo primário.

Em cada um de nós há, no mínimo, três pessoas:

a) o que achamos que somos;
b) o que os outros pensam que somos;
c) o que somos realmente.

FINALIDADE

O que é auto-estima?
É a avaliação pessoal, senso do valor próprio.

Qual sua finalidade?
Sua principal finalidade é manter o indivíduo em equilíbrio, serenidade, brandura e felicidade, ou seja, uma boa interação do seu mundo interno com o mundo externo (meio ambiente).

Como desenvolver a auto-estima (perdida)?
Quando a pessoa começa a confiar em si e em sua capacidade de se auto-gerir. Quanto mais se acredita que se pode fazer, mais se consegue. É importante ensinar à criança, jovem ou adulto que ela pode fazer algumas coisas bem e que pode ter problemas com outras coisas. E que esperamos que faça o melhor que puder.
Também é importante admitirmos nossos próprios erros ou fracassos.
É importante sabermos que não somos perfeitos e reconhecer logo isso, ou seja, superar as frustrações que a vida nos impõe.
Criar bons sentimentos, acreditar em si, procurar incentivos, saber que tem direito de sentir-se importante, que "pode aprender", que "consegue".
Quando for uma criança, o cuidado reside em adequar tarefas que cabem a cada idade e permitir que ela tente, por exemplo: jogar objetos no lixo, guardar os brinquedos, solicitara a ajuda da criança partilhando com ela pequenos afazeres e vale até aplausos a suas conquistas. Assim ela forma um conceito positivo de si mesma.
E para desenvolver esse sentimento, estimulá-lo quando a pessoa sentir que não tem condições de realizar algo.

O que causa a baixa auto-estima?

Falta de "perdão":
É quando a pessoa não consegue se livrar de dúvidas emocionais, como, abandono, vítima de uma injustiça, etc.

Auto-imagem negativa:
É quando a pessoa não vislumbra aspectos positivos, por exemplo: não vê luz no fim do túnel, poço existencial em que está mergulhando.

Indecisão:
É quando a pessoa não sabe o que fazer, que rumo tomar. O "ego" é invadido por dúvidas, angústia, etc.

Mágoa, ira, psicoenergia destrutiva:
Uma pessoa que se diz magoada, na verdade ela está dizendo que não consegue aceitar suas imperfeições, pois a mágoa está ligada à perda. E isso requer um esforço energético muito alto e quase sempre deixa o indivíduo sem reservas. Daí a apatia e o desânimo.

Conseqüências da baixa auto-estima
· Neutraliza nosso potencial: O indivíduo não se sente capaz de produzir, não há crescimento.
· Impede os sonhos: O indivíduo não consegue se projetar mais no futuro de forma construtiva.
· Prejudica a relação interpessoal: O relacionamento com o outro fica precário, não há uma realimentação de "feedback".

Resolvendo o problema da auto-estima
· Quando fica claro que a auto-estima está muito baixa, é necessário:
· Reprogramar a memória;
· Procurar viver no limite da capacidade;
· Estabelecer um perdão multilateral (mesmo que simbólico);
· Lazer, Cultura, Boa música, ou seja, desenvolver bons hábitos ou reativá-los;
· Reconhecer o que é patológico do que é uma pequena crise existencial;
· Buscar uma orientação terapêutica

Algumas idéias que fazem crescer a auto-estima:

- Abraço de corpo e alma;
- Beijo estalado;
- Sorriso verdadeiro;
- Elogio verbal simples e direto;
- Relato casual sem exageros com outros membros da família;
- Uma sida só com você;
- Fazer companhia a alguém que você estime;
- Olhar para as pessoas nos olhos;
- Saber perdoar a si e aos outros;
- Não adiar uma alegria;
- Dar às pessoas uma segunda chance;
- Não se privar de ter esperança.


"AS NOSSAS GRANDES VIAGENS NÃO SÃO AQUELAS QUE NOS LEVAM PARA O EXTERIOR E SIM AQUELAS QUE NOS LEVAM PARA DENTRO DE NÓS MESMOS".

BETH REIS - POK TA POK
24/06/08

domingo, 22 de junho de 2008

Conheça um pouco da FIAT, sua Responsabilidade Social e sua Comunicação Integrada

FONTE: ESTADO DE MINAS - CADERNO PRAZER EM AJUDAR - Maurício Carneiro

O diretor de comunicação corporativa da Fiat Automóveis, Marco Antônio Lage, acredita que a responsabilidade social empresarial é, antes de tudo, uma questão de atitude, desejo de mudança e consciência de cidadania. Mineiro de Itabira, Lage é jornalista, formado pela Universidade PUC Minas e mestre em marketing estratégico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi repórter de economia e cultura dos principais jornais mineiros e correspondente da revista Visão no estado. Em 1991, iniciou sua carreira na área empresarial, assumindo a gerência de comunicação social do Sebrae-MG. Um ano depois, ingressou na Fiat Automóveis, passando pelos cargos de assessor de imprensa, coordenador e gerente de comunicação social. Desde 2000, é diretor de comunicação corporativa, área que também coordena as ações de responsabilidade social da montadora. Profissional premiado, foi eleito “Personalidade do Ano em Comunicação Empresarial” pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em 2002, e destacado por três vezes com o Prêmio USP de Comunicação Corporativa, conferido pela ECA/USP (2002, 2004 e 2006).

Ainda é cedo para o cidadão comum entender o contexto e os possíveis reflexos do movimento da responsabilidade social empresarial em sua vida diária?

Acredito que não. As características sociais do país, com grandes carências e desigualdades, demonstram que o governo não tem como sanar, sozinho, os grandes problemas existentes. Assim, há no Brasil uma grande mobilização de empresas e do terceiro setor na realização de projetos socioculturais para a comunidade. Uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), publicada em julho, aponta que 69% das empresas do Brasil realizam ações sociais para a comunidade. Dessa forma, muitos cidadãos conhecem ou participam de projetos em suas comunidades ou em comunidades vizinhas. Somadas às ações, informações também são disponibilizadas e grandes campanhas de donativos e mobilização são feitas hoje por importantes veículos de comunicação do país, ampliando ainda mais as possibilidades de conhecimento e entendimento das pessoas sobre o tema.

O empresário brasileiro, em geral, tem dado a devida atenção à responsabilidade social em sua gestão e estratégias?

Acho que sim e cada vez mais. Consolidar um modelo próprio de responsabilidade social exige grandes investimentos empresariais. Mas nunca, simplesmente, financeiros. Exige atitude, desejo de mudança e consciência de cidadania. E, também, compromisso com a modernidade, com os parceiros de negócios numa estratégia que incorpore o interesse articulado de todos em direção à sustentabilidade sobre um sólido tripé: o fortalecimento dos negócios, com eqüidade social e com qualidade ambiental. Hoje, os produtos e serviços são cada vez mais semelhantes e, por isso, uma empresa já não pode mais dizer que o seu produto tem qualidade e pronto. Quanto mais as empresas avançam na prática de atividades socialmente responsáveis, colocando no mercado produtos que respeitam o meio ambiente e a sociedade, maior será o envolvimento do investidor ao consumidor, num círculo virtuoso para a sustentação corporativa.

Como a área de responsabilidade social está organizada na Fiat Automóveis? Como surgem as idéias e projetos que são desenvolvidos?

Até meados da década de 90, a Fiat Automóveis realizava uma série de ações pontuais em seu relacionamento com a comunidade, atendendo às diversas demandas que surgiam, sem um foco definido. A partir de 1997, designou uma equipe específica para planejar e coordenar ações de responsabilidade social articuladas com os diversos setores da sociedade, passando a realizar projetos próprios. As estratégias de desenvolvimento dos projetos, articulação de parcerias, mensuração de resultados e interação com os diversos setores da sociedade são feitas atualmente pela equipe da comunicação corporativa da empresa. Todo o trabalho é compartilhado com os empregados Fiat, a começar por um comitê formado por seus diretores e pelo próprio presidente da Fiat para a América Latina. Nesse comitê diretivo, são aprovados os projetos a serem realizados pela empresa e discutidas as ações estratégicas e seus resultados.

Quais são os pilares das ações da empresa no relacionamento com seus stakeholders?

O conceito de parceria proposto pela Fiat Automóveis se estende aos demais setores da sociedade, por meio da criação de uma rede. A Rede Fiat de Cidadania possibilita levar aos stakeholders da empresa seus princípios de responsabilidade social corporativa e, ao mesmo tempo, focalizar um esforço conjunto para a busca de soluções que possam elevar a qualidade de vida dos moradores do bairro Jardim Terezópolis, no entorno da nossa fábrica. A rede é composta pelo poder público, que apóia o programa com sua infra-estrutura, o terceiro setor, o mundo acadêmico, com suporte técnico e pedagógico, e a iniciativa privada, que garante recursos financeiros, disponibiliza competências profissionais e absorve mão-de-obra, produtos e serviços gerados no programa.

De que forma a Fiat articula essa parceria com a iniciativa privada?

Na iniciativa privada, há um grupo especial para a Fiat, que são os concessionários da grande BH, que dão suporte financeiro e técnico à capacitação profissional de jovens na área de eletromecânica, preparando-os adequadamente para o mercado de trabalho. Outro grupo importante é o de fornecedores e algumas iniciativas foram implantadas junto com eles, na estruturação de um grupo de trabalho para troca de experiências relativas à responsabilidade social: o Fórum de Fornecedores. Também há uma premiação especial para destacar as melhores práticas e a mobilização dos fornecedores em apoio aos projetos sociais, por meio da Rede Fiat de Cidadania.

Como a empresa compartilha as práticas de responsabi-lidade social com seus funcionários e clientes?

O trabalho de responsabilidade social da Fiat para os funcionários é a extensão dos projetos sociais da comunidade, que são amplamente divulgados para a participação e engajamento dos funcionários e suas famílias nas ações. Assim, eles se sentem verdadeiros embaixadores da Fiat em suas comunidades, levando, em nome da empresa, material didático e conteúdo diferenciado para a escola de seus filhos e amigos. Também desenvolvemos algumas ações específicas e direcionadas para os clientes, muitas delas voltadas para a transparência de informações em canais de comunicação diversificados. Hoje, o cliente Fiat tem acesso às informações sobre responsabilidade social nos informativos que recebe da empresa e até na participação específica em eventos institucionais e promocionais da empresa.

Depois de 30 anos de atuação no Brasil, como o senhor avalia a atuação cidadã da Fiat Automóveis no país e, em particular, em seu entorno, em Betim?

Ao trazer para o Brasil os valores da matriz italiana, como inovação, pioneirismo e satisfação dos consumidores, a Fiat entende que seu papel é ir além da sua atuação na indústria automobilística e se tornar referência também no relacionamento com os seus públicos e o meio ambiente. A Fiat foi a primeira montadora do Brasil a obter a certificação ISO 14001, em 1997. Ao incorporar em sua gestão os princípios e práticas da responsabilidade social, a Fiat elegeu a educação como prioridade em suas ações. Em Belo Horizonte, o programa Esportista Cidadão beneficia 700 crianças e jovens do aglomerado da Serra, com atividades culturais e esportivas e, no Jardim Teresópolis, bairro de Betim vizinho à fábrica, é realizado desde 2004 um ousado programa de desenvolvimento local da comunidade, o Árvore da Vida, que se concretizou a partir da criação da Rede Fiat de Cidadania, em parceria com a prefeitura de Betim, a ONG AVSI (Associação de Voluntários para o Serviço Internacional) e a participação efetiva de fornecedores e concessionárias. O projeto desenvolve ações integradas para a erradicação gradativa do analfabetismo, prática de esportes, atividades culturais, capacitação profissional e geração de renda, beneficiando 1,2 mil pessoas, entre jovens e seus familiares.

Há quatro anos, a Fiat firmou-se como líder do mercado automobilístico no Brasil. A busca por uma imagem de empresa socialmente responsável teve importância nessa conquista?

O desempenho da Fiat como líder do mercado automobilístico nacional é resultado de um trabalho que vai além das exigências da competitividade e alcança toda a sociedade através de sua atitude criativa e dinâmica frente aos desafios do mercado. Nesse sentido, podemos incluir também a atuação socioambiental da empresa, que acaba sendo um dos fatores para o fortalecimento e o respeito da marca. Um relacionamento de parceria com o objetivo de melhorar as condições de vida da comunidade no entorno da fábrica da Fiat faz com que ela seja percebida como uma empresa cidadã, que pensa e age além de seu core business, reforçando seu compromisso com o país.

A criação de um instituto ou fundação para tratar especificamente de suas ações de responsabilidade social está nos planos da empresa?

Acreditamos que estabelecer parcerias é um dos caminhos mais efetivos na busca de uma sociedade mais justa, seja ela feita através de uma fundação, instituto ou da própria empresa. Estabelecendo parcerias com as organizações não governamentais, a empresa pode potencializar suas ações e, conseqüentemente, ampliar os resultados dela, pois tem a oportunidade de unir seu poder de articulação em rede com a expertise da ONG no desenvolvimento de ações com a comunidade. Também não deve se distanciar do governo, pois é por meio dele que as boas práticas, os projetos sociais eficazes podem ganhar escala e se tornar políticas públicas.

E de que maneira sua formação e vivência em comunicação empresarial contribuem para a maior eficiência das ações responsabilidade social da empresa?

O aspecto humanista desenvolvido pelas práticas de jornalista e repórter, ao trabalhar muito com temas sociais, culturais e econômicos, foi fundamental para nortear as propostas dos projetos de responsabilidade social da Fiat e de buscar sempre novos desafios a superar. É importante este perfil para o profissional que entra na área de responsabilidade social, que precisa, além de articular, conhecer e desenvolver estratégias de comunicação, acreditar que é possível mudar a realidade a partir de um trabalho integrado, sério, ético e responsável

Comunicação Corporativa - Sucesso ou Fracasso?

Uma Comunicação Corporativa eficiente pode mudar o rumo de uma empresa. Pode transformar a empresa num grande sucesso de mercado ou pode acabar com uma empresa, mesmo que tenha bons produtos ou serviços.
Uma pesquisa do SEBRAE aponta que apenas 0,03% das micro e pequenas empresas investem em Comunicação no Brasil. Este dado impressionante nos mostra o grau de despreparo das empresas. Muitas nascem da vontade de empreender de uma pessoa ou mesmo da necessidade momentânea, pois ao perder um emprego muitas vezes a única saída é investir no seu próprio negócio, devido as dificuldades impostas pelo mercado na hora da recolocação deste profissional. E nestes casos falta conhecimento deste empreendedor que não basta ter um bom produto ou serviço.
É necessário saber comunicar isto ao mercado. Na maioria das vezes o empresário acaba investindo somente em publicidade por não conhecer as inúmeras possibilidades que uma Comunicação Corporativa eficiente pode gerar.
Vamos abordar neste artigo como o uso da Comunicação Corporativa pode gerar inúmeros benefícios e o retorno que esta comunicação traz para as empresas com investimento reduzido. Principalmente, graças ao surgimento da Internet que aproximou os Mercados.
Uma boa Estratégia de Comunicação Corporativa pode, externamente, ajudar a posicionar a empresa junto aos seus potenciais clientes e, internamente, motivar os próprios colaboradores a uma ação mais produtiva. Toda vez que a empresa onde este colaborador trabalha é citada nos veículos de comunicação a sua satisfação é tão grande quanto do próprio empresário. E esta satisfação resulta numa maior produtividade, pois todos gostam de trabalhar numa empresa que tem visibilidade no mercado e goza de um bom conceito.
Na pesquisa citada acima, foi identificado que existem vários mitos que impedem os empresários de investir em Comunicação. Acreditar que a Comunicação é somente para as grandes empresas é o principal deles. E hoje, isto não é verdade, pois com a Internet pequenas empresas conseguem ter espaços nos veículos, independentemente se são grandes anunciantes ou não destes veículos. O que importa neste caso é se a Comunicação desta empresa irá trazer algo de novidade para o Mercado. Na própria pesquisa constatou-se que uma empresa só será grande se souber utilizar a Comunicação Corporativa como aliada da sua Estratégia Empresarial.
Uma boa Comunicação pode ajudar a construir a reputação de uma empresa; a posicionar a “marca” na mente do consumidor; ajuda a agregar valor ao produto e ao negócio; ajuda a oferecer informações da empresa ao mercado e gera atitude favorável dos diversos segmentos de público para as iniciativas da empresa.Dentro da Comunicação Corporativa, a empresa precisar ter em mente que ela só irá funcionar se atingir todo o seu público-alvo. A Comunicação Institucional, interna e a de Marketing são ações que necessitam estar integradas, visando manter a uniformidade. Muitas vezes observamos determinada empresa utilizar formas diferentes de comunicação, até com vários fornecedores. Isto acaba confundindo a mente do consumidor.Ao optar por investir em Comunicação Corporativa, a empresa precisa definir quem será responsável pela produção desta comunicação. Qual será a freqüência desta comunicação, evitando que o mercado receba muita informação que pode ser importante mas se torna comum para estes veículos, tal o volume de “novidades” enviados aos veículos.E principalmente de que forma a empresa irá medir o resultado desta Comunicação. É importante saber qual o impacto que esta Comunicação está causando no mercado Seja impacto negativo, positivo e/ou neutro.Importante ressaltar que muitas vezes, notícias do seu segmento, como pesquisas de mercado, eventos, artigos, lançamento de produtos inovadores, poderá gerar uma exposição tão grande que o retorno será muitas vezes superiores a publicidade que a empresa costuma utilizar com grandes investimentos. E para alcançar este sucesso, basta a empresa “saber” utilizar de forma correta esta Comunicação. A própria exposição da empresa, não como anunciante, mas como fornecedora de informações do seu mercado, acaba gerando um retorno fantástico num mundo cada mais cercado de Marcas e produtos muito parecidos e com as grandes empresas utilizando a Publicidade para se fortalecer no Mercado.E para concorrer neste mercado é necessário não só ser inovador e eficiente. É necessário saber se Comunicar...

Por: Paulo Kendzerski é diretor de marketing da WBI Brasil. Contatos: (51) 3233.1771 e-mail: paulo@wbibrasil.com.br ou pelo site www.wbibrasil.com.br

A comunicação é extremamente importante. Criar um ambiente favorável para que haja sinergia no processo de levar a informação a todos os níveis é um grande desafio, se vencido o sucesso poderá acontecer, mas do contrário a derrota é praticamente certa.

Abraços

Alexandre
22/06/2008