sábado, 31 de maio de 2008

Quando a estratégia é Negócio!

Casa Darwin apresenta Melissa no exterior


O trabalho de internacionalização da marca Melissa, da Grendene, vem sendo feito há cinco anos com a presença em feiras internacionais e uma estratégia de distribuição mais ampla. Hoje, a marca já é vendida em butiques como a Collete, de Paris, e a Opening Cerimony, de Nova Iorque.Em outubro do ano passado, a empresa entregou à agência Casa Darwin, de Márcio Cócaro e Rodrigo Leão, o projeto de internacionalização da marca, com dois objetivos principais: tornar Melissa uma marca de reconhecimento global no espaço de dois a cinco anos e gerar um crescimento de 300% em volume de vendas no exterior até 2010.A nova campanha, com o conceito "Plastic Dreams", entra no ar este mês com anúncios de página dupla nas revistas Vogue Espanha, Vogue Italia, I.D., Dazed & Confused e V Magazine. Os anúncios chamam para o site http://www.melissaplasticdreams.com/, no qual os internautas poderão ver os três primeiros anúncios e dois filmes da campanha. Depois, seguirá freqüência mensal com os anúncios em rodízio nessas revistas, passando a incluir também a francesa Numéro, a Dazed & Confuzed Japan, a revista Trade WeAr e os sites Style.com e A Shades View of Fashion (http://www.ashadesviewoffashion.com/).
Até dezembro serão cinco anúncios e cinco filmes de 15 segundos, que serão veiculados na internet e em TV por conta dos distribuidores internacionais. Além disso, em julho entra no ar a exposição virtual no site http://www.melissaplasticdreams.com/ com os 150 pares mais importantes do acervo de 29 anos da Melissa e abrindo o ciclo de comemoração dos 30 anos da marca em 2009.
A exposição traz o trabalho de nomes como Jean Paul Gaultier, Thierry Mugler, Vivienne Westwood, Zaha Hadid, Karim Rashid, Irmãos Campana e Alexandre Herchcovitch. A partir de agosto, a mesma exposição, dessa vez real e que terá como pièce-de-résistence um mock-up de quatro metros de altura da bota desenhada pela arquiteta Zaha Hadid, passa a viajar pelas principais universidades de moda e design da Europa, Japão e Estados Unidos, voltando ao Brasil no meio de 2009 para comemorar os 30 anos na Galeria Melissa.
A Casa Darwin foi responsável por coordenar a integração do trabalho de criação, planejamento e mídia em todas as plataformas: on e off-line, no mídia, eventos e criação de material de PDV para a maximização de resultados por investimento.
Para o job, Rodrigo Leão convidou seu velho parceiro de W/Brasil Jarbas Agnelli, hoje um dos mais importantes diretores de comerciais do país, para voltar ao departamento de criação. Em dupla com Leão, Agnelli criou e depois produziu todo o material gráfico e os filmes da campanha.
Conheça um pouco mais da Grendene:
A primeira unidade fabril da Grendene nasceu em Farroupilha, no interior do Rio Grande do Sul, em 1971. O que era uma pequena fábrica de embalagens plásticas aos poucos foi se transformando na sede do maior fabricante de calçados do país, graças ao empenho e à determinação de seus fundadores: Alexandre e Pedro Grendene Bartelle. Investir no parque industrial não é apenas uma necessidade, é a forma que a Grendene encontrou para ser tantas empresas numa só. Com tecnologia de ponta, fábricas de Primeiro Mundo e seguindo normas internacionais de produção, a Grendene tem força total para atuar nos mercados adulto, adolescente, infantil e baby.
O Desenvolvimento de Produtos tem uma participação fundamental na história de sucesso da Grendene. Seu principal diferencial não são os equipamentos, mas as pessoas. Tudo no Desenvolvimento de Produtos foi pensado para fazer da Grendene uma das empresas mais criativas do mundo na concepção de calçados de moda.Seus projetos são totalmente viabilizados em termos de resultados, fato imprescindível numa empresa que atua num grande mercado com altos volumes de vendas. Para criar produtos com a cara do Brasil, a fonte de inspiração está nas ruas, nos 8 mil quilômetros de praias, na cultura tropical, nas necessidades e desejos de milhões de brasileiros. Por isso as viagens e as pesquisas de moda são uma constante.Os 113 profissionais que ali trabalham possuem cultura multidisciplinar. Ter uma equipe formada por pessoas que não são especialistas em calçados quebrou vários paradigmas do setor. São arquitetos, engenheiros, economistas, administradores e também estilistas de moda que olham não somente para o mercado de calçados, mas para outras áreas que contribuam para a criatividade da Grendene.
• Maior empresa calçadista do Brasil em número de pares.
• Mais avançada fábrica de calçados injetados do mundo.
• Maior produtor mundial de sandálias.
• Capacidade de entrega de produtos de alta qualidade em prazos bem menores que os da concorrência.
Alguns produtos Grendene: Rider, Melissa, Ipanema, Grendha, dentre outros
Fonte:
Bem, nessa matéria podemos observar uma estratégia bem pensada e bem articulada para aumentar a participação no mercado. A Grendene, presente há cinco anos no mercado internacional através de participações em evento começa uma escalada rumo a uma meta de aumentar suas vendas para o exterior em 300%. Para tanto contratou a Casa Darwin para criar uma campanha onde a marca pretende se mostrar 100% globalizada.
Aliado a tudo isso a Grendene afirma que seu sucesso está diretamente ligado a seus empregados. Afirmam que as pessoas são sem formação de mercado de calçados, mas com grande criatividade.
Pessoas valorizadas e satisfeitas fazem a diferença, acreditem!
Abraços
Alexandre
31/05/2008

6 comentários:

Débora disse...

Olá gente...
Belíssima postagem Ale...
Concordo plenamente com a empresa, pois se a empresa está obtendo sucesso e resultados, grande parte desse crescimento vem de seus funcionários,bacana demais o reconhecimento da empresa com seus colaboradores.
Que isso sirva de exemplos para várias empresas.
Abraços
Débora
31/05 17:30

mary disse...

Também achei super interessante a postagem...É muito bom quando leio uma matéria e entendo perfeitamente do que se trata...mídia,planejamento,briefing,estratégias de MKT...tenho incorporado estas palavras de tal forma,que passei a enxergar o mundo com olhos de publicitária...é claro que só estou nessa área a poucos meses,mas estou tão fascinada que chego a ser chata!!!

A Grendene é exemplo de empresa que investe na promoção de seus produtos,tornando-os sucesso de vendas até mesmo no exterior.Para tanto,precisa contar com uma bela estratégia de MKT e parcerias importantes!!!
A valorização de seus colaboradores é um ponto bastante interessante desta empresa,que foi capaz de perceber que a criatividade é elemento de fundamental importância para seu sucesso.

Iêda disse...

Estratégia de marketing muito bem elaborada pela marca Melissa.
O sucesso de uma campanha se deve não somente à promoção da percepção da marca,mas também à explicação aos consumidores não só dos benefícios da marca,mas também como é sua capacidade de promover esses benefícios.
Estratégia muito bem desenvovida pela Melissa e seus colaboradores.

IÊDA 02/05/08

Beth Reis - Pok ta Pok disse...

Quando se menciona a palavra "MELISSA",traduz em ousadia, cores,desejo,única...é uma referência para mim não somente em estilo de calçados arrojado, mas em um conjunto de idéias que acoplados com o bom gosto simplesmente fascinam qualquer um.Pode se notar que a diferença está na valorização das pesssoas que sem uma formação técnica transcedem suas fontes de inspirações.

MELISSA quem não tem?
MELISSA quem não quer?

Estratégia que deu certo!!!

Salve MELISSA!!!

Beth Reis - Pok Ta Pok
02/06/08

Angélica disse...

A Melissa esta indo pelo caminho certo. Esta envestimo pesado no mkt para divulgar e tornar seu produto tao bem visto internacionalmente quanto é nacionalmente.
A Melissa é uma marca realmente fantasticas que cria estrategias para divulagaçao dos seus produtos de uam forma muito inovadora, criativa e ousada..sem contar que apostam em seus funcionarios e equipe motivada.. resultado garantido!!!!

Show d++ a marca !!!

Flávia Pellegrini disse...

Parabéns Alexandre,
esse post ficou muito bom!

Att,
Profª Flávia Pellegrini