quarta-feira, 28 de maio de 2008

A GENTE OUVE... A GENTE VÊ...

A GENTE FAZ???


Apresentamos um trabalho cujo tema era "RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS E CIDADANIA CORPORATIVA".
Buscamos informações sobre o verda
deiro significado e através desta pesquisa descobrimos que:


O que se espera de uma empresa realmente preocupada em contribuir para a solução dos problemas de base da sociedade, é que tenha uma política institucional firme, ética, dinâmica e empreendedora, e que a responsabilidade social seja um processo natural, fluindo como a responsabilidade individual de cada cidadão.

Ética e responsabilidade social nos negócios são temas ainda em desenvolvimento no Brasil, mas sem dúvida o cenário já se alterou bastante e tende a mudar gradativamente, pois as empresas atuais estão cada vez mais atentas e conscientes quanto à preservação do meio ambiente e práticas socialmente responsáveis.

Vale ressaltar, que somente será caracterizada responsabilidade social se a empresa adotar medidas incorporadas a sua cultura e com qualidade em relação aos projetos sociais implantados. Existe uma necessidade da existência de grupos pressionarem as empresas que adotam práticas antiéticas, pois apesar das leis e códigos morais existentes, muitas empresas só se comportam de modo socialmente responsável se sua sobrevivência é colocada em risco. Sendo assim, se esses públicos não forem ativos, as empresas continuarão prezando somente a busca pelo lucro.

Estivemos presente em algumas empresas que movem esta ação juntamente com produtos palpáveis que justificam a adesão nesta campanha de tanta importância para o mundo. Esta consciência começa refletir nas empresas em pequena proporção.

Eis a questão... A gente faz???

O que mais me chamou atenção neste trabalho foi a entrevista que fizemos com o engenheiro agrônomo Sr.Edilson Paiva, que exerce seu cargo na Embrapa e também em sua empresa de tecnologia em clonagem e diagnose "BIOCELL".

Estivemos inicialmente na Embrapa e em sua empresa, onde a sua receptividade em prestar informações foi indiscutível.

Agregando todas as informações recebidas o que ficou marcado para mim, foi quando ele relatou que primeiramente devemos agir como cidadão praticando atos e atitudes corriqueiras como... Respeitar o outro em diversos aspectos: na sala de aula, em casa, no trabalho, no dia-a-dia...achei que ele concluiria a sua entrevista em função de venda e divulgação de seus produtos e isso me surpreendeu. Como uma pessoa tão bem sucedida tem esta filosofia de vida e pratica este bem em sua empresa, dando oportunidade de trabalho ao menor aprendiz, mulheres casadas e que tem filhos... Enfim faz acontecer!!!

Aproveitei este gancho e como esta parte do trabalho era de minha responsabilidade tentei deixar esta mensagem para meus colegas de sala, pois justamente no meu momento de apresentação senti uma falta de respeito, não generalizando... Em relação a alguns colegas.

Como cidadão antes de se comprar uma "sacola", devolver frascos de perfumes vazios deve-se preocupar com os critérios de educação, valores, respeito, atos e atitudes...

Isso vem de dentro e faz a diferença.

Só assim você contribui socialmente como CIDADÃO, sem ter que gastar "nada" e livre para poder dizer "EU FAÇO A MINHA PARTE"!!!

"EU VALORIZO ATOS E ATITUDES"

Beth Reis - Pok ta Pok


11 comentários:

Iêda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Iêda disse...

Mais uma vez responsabilidade social ? ! ? !
Este tema já está ficando repetitivo demais.


A responsabilidade social está dentro de cada um de nós.
Façam sua parte.

IÊDA 29/05/08

Xande Assis disse...

A responsabilidade social está dentro de cada um de nós.
Faça sua parte, contribua para fazer uma sociedade diferente....

Abraços

Alexandre

Beth Reis - Pok ta Pok disse...

Beth Reis - Pok ta Pok disse...
Interessante o comentário dos nossos colegas que fazem parte deste blog...acho que eles não entenderam,com todo respeito o significado do tão repetitivo tema, não é Iêda??
Enquanto querem "guerra", eu quero "PAZ"literalmente.
Vivemos em regime democrático e somos livre para expressar o que sentimos.
Se algo incomoda tanto vocês para mirarem em cima da minha opinião pessoal,a qual não dirigi a nenhuma pessoa, sinto informar-lhes que lastimo pelo até então"grupo" de não conseguir compartilhar afim dos mesmos objetivos.
Desejo-lhes muito sucesso e podem ter certeza que sempre vou contribuir para o bem comum.

"VIVENDO E APRENDENDO".

Beth Reis - POK TA POK

Débora disse...

Olá Galera...
PAZ... PAZ... PAZ... PAZ... PAZ...
Belíssima palavra que entramos, mas na verdade não é isso. Gente o trabalho em si foi um sucesso, mas creio que o comentário de Iêda não foi para querer Guerra e SIM para haver mudança...
Pois seremos publicitários e palavra para esse Curso é: CRIATIVIDADE......
Precisamos reunir,para poder fazer um trabalho bacana e diferente.
Abraços
Débora
30/05 13:23

Comunicação Nativa disse...

Oiii pessoal!

To passando para parabenizar vcs pelo belíssimo trabalho e pelo belo comentário!
Com permição do grupo para expressar minha opnião!
Acredito que devemos insitir sim na Reponsabilidade Social até todos se tocarem que temos deveres para com o meio ambiente, com o mundo, com a sociedade e principamente com o futuro dos nossos filhos.
Acredito que isso não nos impedirá de realizar o nosso trabalho com pleno êxito!

Parabéns mais uma vez a turma pelo trabalho e parabéns a BETH pela bela postagem!

Abraços,

Sarah Sader

Angélica disse...

POIS É GALERA...
Responsabilidade social....
concordo com a Sarah no que ela falou... esse é assunto que deve sim ser SEMPRE lembrado... pois sendo comentado como esta acontecendo agora as pessoas ainda nao estao completamente conscientes... imaginem se "esquecermos" desse tema.. o que acontecera hein?????
Apresentamos um trabalho sobre o tema para a prof. Marcela, aprofundamos mais no assunto, é um asunto muito bacana e que as pessoas se interessam muito, acredito que a "RESPONSABILIDADE SOCIAL" parte de nós, quando nos conscientizamos que podemos mudar muita coisa com pequenos atos de respeito e cuidado com as pessoas que nos cercam e com mundo em que vivemos.

Comunicólogos Promove disse...

Olá pessoal!
Vim deixar minha opinião por aqui. Primeiramente, acredito que responsabilidade social não é algo inato, não nasce conosco. Falar simplesmente que está dentro de nós simplifica muito as coisas. Responsabilidade Social vem de fora de nós e foca-se para fora de nós, pois visa o outro.
Acredito ainda que é um tema vasto, e que não se esgota tão facilmente. Ah, e criatividade vê-se na abordagem de um assunto, e não no assunto em si (é bom notar isto!). Ser criativo é saber manusear um assunto, e não o assunto em si...
Pessoal, o blog é para ser mantido por um grupo. Parece que estão precisando dialogar mais.
Um abraço!

mary disse...

Vamos acalmar os ânimos?!?

Afinal o quê está acontecendo???

Realmente não estou entendendo,o que mesmo gerou tanta polêmica???
SERÁ MESMO QUE O TEMA "Responsabilidade Social" foi a responsável por tudo isso??

A liberdade de expressão deve ser sim um direito de todos.A meu ver,vale tanto para quem faz as postagens,quanto para quem vai comentá-las.

Só acho que deveríamos dialogar mais,e com certeza,não é preciso tanta exposição!!!
Será que era mesmo necessário,expor tudo "isso no nosso blog???Não seria mais interessante organizarmos uma reunião e destarcarmos tais assuntos???


Ps.:precisamos focar no que foi pedido pela prof. Flávia (criatividade,temas atuais,dentro da matéria e inovadores)e nos principais objetivos deste trabalho!!!

Flávia Pellegrini disse...

Olá grupo,

não entendi o motivo de discussão nesse post. Iêda, seus colegas podem repetir temas desde que com óticas diferentes, e foi o que aconteceu. Beth, calma quando for responder os comentários ;)
Já estou ciente dos problemas que o grupo tem enfrentado e espero que consigam superar isso e manter esse blog tão bacana como ele está atualmente. Vocês são dedicados, talentosos e não acho que o blog, que é um trabalho acadêmico, seja o canal para vocês resolverem os problemas pessoais. Estou monitorando, se notar novamente esse tipo de discussão, irei rever as notas.
Att,
Profª Flávia Pellegrini

Anônimo disse...

Oi turma!

Também gostaria de parabenizar o grupo pelo blog e pelo belíssimo trabalho.

Assim como a professora Flávia (que ainda não conheço pessoalmente) já estou ciente de alguns problemas que o grupo tem enfrentado. Espero que tudo se resolva da melhor forma possível.

Parabéns mais uma vez a turma pelo trabalho!

Bjos,

Profª Marcela Vilela