
As agências de publicidade adotaram nova estratégia para atrair o consumidor: a volta ao passado. Personagens e temas de propagandas de décadas atrás estão de novo na mídia de grandes marcas como Johnson&Jonhson, Bom Bril, Parmalat e Kaiser. A idéia das agências é usar campanhas bem-sucedidas, que fizeram sucesso, e estimular o saudosismo do consumidor.Quem nunca ouviu a famosa expressão que uma criança tem “cara de bebê Johnson”? Depois de 40 anos do concurso que marcou a história da Johnson&Johnson, a empresa decidiu trazer de volta a promoção. Mas, desta vez, vai escolher o bebê que represente um mundo mais bonito. A empresa reservou R$ 15 milhões para a campanha. Com a propaganda, a Johnson pretende aumentar em até 50% as vendas de produtos infantis, em relação ao mesmo período de 2006.Ressuscitar campanhas do passado é uma boa estratégia de marketing, desde que sejam usadas propagandas e produtos bem-sucedidos no passado,toda campanha de sucesso deixa boa impressão na mente do consumidor. E quando ela é retomada, esse processo retorna, pois já deixou boa imagem em relação ao comercial e ao produto.As pessoas que são consumidoras, viveram as campanhas no passado e vão contar para os que não conhecem. Se o produto de décadas atrás ainda existe, é um sinal de que é bom. Caso contrário, não estaria no mercado.
MUITO INTERESSANTE ESSA TÁTICA DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE DE TRAZEREM DE VOLTA AS PROPAGANDAS DE SUCESSO.É UMA MANEIRA DE GARANTIREM LUCROS, UMA VEZ QUE NO PASSADO JÁ ATRAÍRAM OS CONSUMIDORES QUE GOSTARAM E QUE IRÃO RECOMENDAR OS PRODUTOS.
6 comentários:
As boas propagandas jamais serão esquecidas.
E cada uma marca a sua geração.
O legal é tê-las como referência, partindo da idéia que precisamos agradar o consumidor com "humor" e "ética".
A fila anda...então precisamos antenar ao novo.
Beth Reis - POK TA POK
07/06/08
Acredito que tudo que possa chamar a atenção do consumidor deve ser utilizado. Claro que existem limites, penso que as peças publicitárias que possuem uma comprovada eficácia de entreda junto aos consumidores deve ser utilizada. O que não é certo, na minha avaliação, é se utilizar apenas dessas peças e deixar de "linkar" o produto com os acontecimentos atuais.
Abraços
Alexandre
Pessoal,
estou sentindo falta dos comentários dessa última semana. Também não estão postando as fontes, não se esqueçam!
Att,
Profª Flávia Pellegrini
A partir do momento que as propagandas são boas e marcam o consumidor, acredito que devem sim ser repetidas, com suas modificações é claro.
Ieda não poderia deixar de parabeniza-lá... Fantástica.
São lembranças que marcaram tanto, que até hoje,quando vejo a caixinha do leite da Parmalat, lembro muito bem ´´TOMO´´ Linda demais..
Obrigada por nos fazer voltar ao passado...
Abraços
Débora
09/06/08 23:47
também adorava a propaganda dos bichinhos da Parmalat,que gerou enorme repercurssão nacional...
na época havia troca de selos + determinado valor por um bichinho de pelúcia (tenho um até hoje rsrs...)
Postar um comentário