Conscientização, reflexão e mudança de comportamentos.
Como uma rede social pode ajudar a mudar o Brasil e o mundo.
Capacidade de mobilização.
O conceito de Desenvolvimento Sustentável é, normalmente, definido como o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer em as suas próprias necessidades.Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitat naturais.
Achei interessante este comentário:
Blog e Orkut Seriam Meios para Ajudar a Mudar o Brasil?
No comentário de hoje do blog Inteligência Estratégica [http://cndpla.blog.uol.com.br], que é dedicada à sociedade em rede ou ao Brasil 2022, juntei as duas coisas, em função do questionamento, sobre o uso do blog e orkut como meios para transformar o pais. Os textos colocados, que foram registros de reflexões estão extensos e confusos, mas permitiram chegar à conclusão (sempre preliminar) que transcrevo adiante:Significa que para a grande mídia, interessa os volumes. Os volumes de participantes de uma comunidade, o volume de tópicos e de inserções. A importância e o papel das ferramentas das redes sociais, para a mudança do Brasil estará na sua capacidade de mobilização.
Sim.
As mudanças decorrerão de modificações no comportamento dos dirigentes, dos políticos, dos empresários, dos consumidores, enfim de toda a população.Essas mudanças decorrerão, em parte, da mobilização da chamada sociedade civil organizada, contra determinados comportamentos, inaceitos por ela. Se essa "sociedade civil organizada" não contava com instrumentos de comunicação adequados, ficando na dependência da mídia, agora tem esses instrumentos através dos blogs e das redes sociais (entre as quais o orkut é o mais importante).Decorrerá ainda da mudança de comportamento das pessoas, por exemplo, como eleitores, votando nulo das próximas eleições ou como consumidores, selecionando os produtos de menor comprometimento da natureza. A disseminação das idéias e dos novos comportamentos continuará dependendo da grande mídia, mas blogs e orktus serão cada vez mais, o termômentro daquela para direcionar a sua adesão ou não aos movimentos sociais. Significa que para a grande mídia, interessa os volumes. Os volumes de participantes de uma comunidade, o volume de tópicos e de inserções. A importância e o papel das ferramentas das redes sociais, para a mudança do Brasil estará na sua capacidade de mobilização.
Olá...em busca de informações e maior conhecimento sobre responsabilidade social, para apresentação de um trabalho da disciplina de “Ética e Responsabilidade Social”, me deparei com diversas matérias das quais me conduziram questioná-las.
E eis a questão.
Se estamos preocupados em preservar o futuro e esta consciência para mudança de comportamentos e mobilização está presente em nós, o que já fizemos para contribuir com esta questão que assegura o mundo??
Concordam que blog e orkut contribuem para direcionar a sua adesão ou não aos movimentos sociais?
( Isso sim, usados de forma inteligente!!)
Com base na comunidade do orkut citada acima, com 60.650 membros posso afirmar que o primeiro passo já está dado.
Agora é a sua vez!!!
Abraços
Beth Reis
3 comentários:
O progresso melhora a vida dos seres humanos,mas prejudica o meio em que vivemos.O progresso tem seu preço.
Nó temos que nos habilitarmos a desenvolvermos de forma sustentável sem prejudicar o meio ambiente.
E esta não é só uma questão política.Depende de mim de você de todos nós.
ABRAÇOS
IÊDA
Olá galerinha...
Concordo que, para se alcançar o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Sendo que esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.
As vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, mas depende do consumo crescente de energia e recursos naturais.
Enfim, concordo sim que seja uma questão política mas se nós não fizermos nossa parte nada disso adiantará...
Beijos
Débora
O que vale, quando pensamos em futuro, é a Sustentabilidade. O crescimento/desenvolvimento responsável. Caso façamos nossa parte tudo será melhor. Não podemos deixar de deixar esse legado.
Abraços
Alexandre
Postar um comentário