sábado, 7 de junho de 2008

CAMPANHA PARA O DIA DOS NAMORADOS "C&A" SUSPENSA PELO CONAR.

" DM9DDB faz primeira campanha para C&A"

A DM9DDB criou sua primeira campanha para a C&A em grande estilo. O comercial, feito para o Dia dos Namorados, tem direção de fotografia do polonês Andrzej Sekula, que fez "Pulp Fiction" e "Cães de Aluguel", e foi dirigido pelo cineasta Heitor Dhalia, do longa-metragem "O Cheiro do Ralo".

Com o mote: “Papai-mamãe não. No Dia dos Namorados, surpreenda com C&A”, a campanha foi desenvolvida com base em uma pesquisa que mostrou a expectativa das clientes de surpreender e serem surpreendidas nessa data especial.

Em cada um dos filmes de 30 segundos, a modelo Daniella Sarahyba protagoniza uma história diferente e bem-humorada que sugere um comportamento ousado e divertido em 12 de junho. A produção é da O2 Filmes, de Fernando Meirelles, que assina a produção executiva do comercial. Além do filme, a campanha conta com material de ponto-de-venda.

A direção de criação é de Rodolfo Sampaio, Julio Andery, Sergio Valente, Marcelo Reis e Guilherme Jahara. Esses três últimos também assinam a criação ao lado de Arício Fortes e Benjamin Yung.

Essa é a primeira campanha da DM9DDB para a rede. A agência venceu a concorrência em dezembro do ano passado. Até então, quem assinava as campanhas da C&A era sua house agency Avanti, que encerrou os trabalhos com a campanha de Dia das Mães da rede após uma reestruturação no marketing interno da rede.

Apesar de não estar nesta campanha, em janeiro deste ano, o ator Sebastião Fonseca, que vive o personagem Sebastian, renovou o contrato com a rede.

POLÊMICA!!!

ANTES...
"CONAR SUSPENDE CAMAPANHA DA C&A POR CARGA EXAGERADA DE EROTISMO".

Criada pela DM9DDB para o Dia dos Namorados, a campanha foi suspensa porque o orgão considerou que havia “carga exagerada de erotismo” na mensagem, determinando a interrupção de veiculação em todas as mídias. O Conar tomou a decisão baseado nas denúncias de consumidores

A C&A, que poderia pedir revogação da liminar, decidiu reformular a campanha. A nova versão já estréiou ontem, sexta-feira (06/06). O material de ponto de venda também foi recolhido. Em comunicado oficial, a empresa afirmou: “em nenhum momento, a C&A teve a intenção de provocar constrangimento”.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) também considerou a campanha inadequada, alegando que ela contraria artigos do Código de Defesa do Consumidor já “estimula a juventude a um comportamento sexual irresponsável”, além de “denegrir valores familiares”.

  • VEJA EM "YOU TUBE" - comerciais para o dia dos namorados C&A.
DEPOIS...
"C&A atende pedido do Conar e altera comercial do Dia dos Namorados".( 06/06/08)

"Papai-mamãe não!" sofre mudanças para ser veiculado.

A campanha “Papai-mamãe não!” da C&A, que tem criação da DM9DDB, recebeu várias críticas de consumidores junto ao Conar-Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária, pedindo a suspensão da veiculação do comercial de TV sob a alegação de que a peça é ofensiva, considerando o grau de apelo erótico contido nela. O Conselho acatou o pedido dos consumidores e determinou a suspensão imediata da veiculação.

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) também entrou no assunto, enviando documento ao Conar onde, sob a mesma alegação, pede a suspensão do comercial. O Instituto evidencia que "a campanha contraria artigos do Código de Defesa do Consumidor e do próprio Conar, já que estimula a juventude a um comportamento sexual irresponsável, além de denegrir valores familiares".

O anunciante
Em comunicado à imprensa a C&A disse que "em virtude da repercussão gerada pela campanha do Dia dos Namorados, a C&A recolheu todo o material disponível em seus pontos-de-venda e fez alterações nos comerciais de televisão".
Uma nova abordagem foi introduzida na peça que já nesta sexta-feira vai ao ar sem o apelo "Papai-mamãe não!".

A Agência
“Não quisemos, nem a agência e nem nosso cliente, ofender ninguém. Usamos uma expressão que é extremamente popular. Mas, diante da Justiça não se questiona, simplesmente se obedece. Fizemos as modificações e a campanha continua no ar”, disse Sergio Valente, presidente da DM9DDB.

E GEROU POLÊMICA...
daniele:
Sexta-feira, 6 de Junho de 2008 - 20:44

Eu acho constrangedor é que a campanha tenha sido suspensa . Menos, né? E prender o gerente da loja? Que vergonha que eu fico do conar.

dumpa:
Sexta-feira, 6 de Junho de 2008 - 20:39

Campanha fraca e apelativa. Cabia bem para um motel, ah não ser que a C&A vai passar a vender chicotinho, cueca de couro, vibradores… a propaganda infelizmente já não tem criativos bons há algum tempo.

Marina:
Sexta-feira, 6 de Junho de 2008 - 22:49

O problema todo é que uma loja de varejo como a C&A vende desde roupas infantis a roupas para adultos.È uma loja que a familia frequenta.Se fosse uma marca de lingerie a campanha estaria talvez até adequada.Mas mesmo assim clichê total e de muito mau gosto. E o “safadinha” da modelo no filme de astrologa? Pelo amor de Deus!Que forçada de barra…
A impressao que da é que a loja esta desesperada pra vender,que pena!

Claudia:
Sábado, 7 de Junho de 2008 - 10:29

É, a família freqüenta a C&A, sim. E depois vai para casa ver a novela das oito, que é bem mais educativa.

A campanha é ruim por ter sido mal executada. E constrangedor é esse país.

Liberdade de expressão é ótima, mas tudo tem limites.

  • No Espírito Santo, informa a Folha, o Procon recebeu queixa de um casal que ficou indignado quando flagrou um seu filho de seis anos e outro de 11 brincando com encarte que “incitavam a práticas sexuais”.
  • A Delegacia do Consumidor recolheu os encartes de duas lojas em Vitória e outra em Vila Velha e prendeu três gerentes da C&A por ultraje público ao pudor. Eles foram libertados mediante o pagamento de fiança (R$ 1.000, cada um).
Opiniões diversas preencheram os sites, blogs, revistas e jornais...

Como publicitários devemos fazer valer a ética e conseqüentemente o respeito aos consumidores.

"SABER O QUE O POVO QUER VER E OUVIR."

Devemos tomar cuidado com a "nossa imaginação"... até onde podemos ir.

Em se tratando de um comercial para o dia dos namorados a idéia é interessante ( expressão popular) mas "a maioria" da população, foi contra.

C&A é tida como a empresa "REFERÊNCIA NACIONAL" e por isso a repercurssão foi notória em tão pouco tempo.

É difícil agradar a todos ... cada um tem o seu modo de pensar e agir.

Mas ... a melhor saída foi criar um novo comercial que não ferisse tanto estes valores, preservando o bem estar de todos.

Com certeza vai ficar na "lembrança" este exemplo como referência para nós publicitários.

Aprendendo a cada exemplo vivido...


BETH REIS - POK TA POK
07/06/08

6 comentários:

Anônimo disse...

A propaganda da C&A, como todas as propagandas, estão sujeitas à fiscalização de todos. Acredito que a DM9DDB e a própria anunciante, desejava um comercial que chamasse a atenção de uma forma mais ousada, passaram um pouco da conta. Bom é saber que algo funciona em nosso país, daí existir a denúncia, a suspensão e a alteração da peça é um grande acontecimento em favor dos consumidores.

Abraços

Alexandre

Comunicação Nativa disse...

Parabéns pela postagem,Beth!Quando percebi que a primeira propaganda da campanha da C%A,havia sumido da programação,logo suspeitei da interferência do Conar.Nada mais justo do que suspender a peça,houve mesmo apelação erótica.E a C&A tendo como público-alvo todas as faixas etárias,deve ter uma certa cautela com suas campanhas.
Ana Carolina
09/06/2008

Iêda disse...

DECISÃO MUITO BEM TOMADA PELO CONAR.
O APELO SEXISTA DA PROPAGANDA DA C&A É MUITO GRANDE.
O EXCESSO DE OUSADIA E CRIATIVIDADE EXTRAPOLOU A ÉTICA.UMA EMPRESA QUE ATINGE O PÚBLICO DE TODAS AS CLASSES E IDADES É PRECISO TOMAR CUIDADO COM SUAS CAMPANHAS!

IÊDA 09/06/08

Angélica disse...

A agencia devia ter "pensado" mais no publico da loja. A C&A é uma loja que atige todas as faixas etarias, tudo bem que o dia dos namorados é uma data um pouco mais ousada, mas eles deveriam ter levado em consideração mesmo o publico, pois ai nao teriam o trabalho de reformular todo o projeto.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com as palavras de Ieda, a decisão tomada pelo Conar,realmente foi válida demais.
Exageraram demais,acredito que o mês ajudou um pouco,por se tratar de um mês Romântico,mas nada justifica tanta ousadia.
A suspensão foi válida e eu assino embaixo...
Débora
09/06 23:57

mary disse...

Vou confessar que qnd assisti esta propaganda eu gostei...

sei lá,achei que a interpretação da modelo Daniela Sarahiba ficou legal,e apesar do enorme apelo sexual,a campanha foi destinada aos namorados(conclui-se que não houve ofensa alguma a este público)

sei que preciso ter olhos mais apurados,voltados para o mundo da publicidade...
ainda estou aprendendo viu gentem!!! beiju