Olá pessoal,
Falarei sobre duas oficinas ( mini cursos, se preferirem), Marketing Pessoal Para o Profissional de Comunicação e Estratégia e Planejamento de Projetos de Marketing Eletrônico.
A Primeira, na terça-feira, foi ministrada pelo Professor Christian Resende, que possui dois cursos de graduação e pós em Gestão Estratégica de Marketing. Nessa oficina tivemos um paralelo entre nossas atitudes, enquanto profissionais de publicidade e os 4 P's do Marketing.
Logo no início recebemos dois desafios, responder as seguintes perguntas:
O profissional de Comunicação, quem é essa pessoa?
Mas o que o consumidor acha quem é ele?
Daí em diante o que assistimos foi uma aula perfeita, cheia de surpresas e idéias, vejam o paralelo construído pelo Prof. Christian Resende:
Produto:
Rótulo - O currículo do profissional;
Adequação do Produto - Novos conhecimentos do profissional;
Inovações do Produto - As habilidades do profissional.
Preço:
Definir quanto eu valho, quanto vale meu serviço e definir qual a zona de tolerância para negociar.
Praça:
Deixar bem claro em quais as áreas quero trabalhar. A pior coisa que existe é um profissional que quer fazer tudo e não mantém o foco em nada. Então decida o que mais gosta de fazer e tenha sua meta bem definida.
Promoção:
Relacionamento. Saiba se relacionar para estar sempre em evidência.
Já na quarta assisti ao Professor Wagner Gomes de Araújo, mestre em e-business. Naquela oportunidade conhecemos tudo sobre campanhas publicitárias na internet.
Foram muitas informações e o que mais me chamou a atenção foi saber que as empresas pagam ao Google por determinadas palavras. Isso mesmo, existem sites que pagam para aparecerem em primeiro lugar nas pesquisas dos sites de procura e, dependendo a palavra chave, o investimento pode chegar a U$15.000,00 - Foi o que aconteceu com a palavra "COROLA" em disputa pelas montadores Honda e Toyota.
Muito interessante também foi saber que 20% das pessoas que clicam em um banner de propaganda da página da UOL, por exemplo, realizam a compra e que essas propagandas só são pagas pelos cliques que recebem. Isso significa que a propaganda é de uma efetividade sem comparações no mercado publicitário.
A PUBLIMIX foi um marco na minha vida de discente, foi sensacional. Superou minhas expectativas.
Abraços a todos
Alexandre
2 comentários:
Muito interessante o tema abordado na oficina do professor Christian Resende que falou sobre os 4 P's.Para que todo profissional de comunicação se sobressaia,é preciso que ele esteja ciente dessas 4 palavrinhas:preço,produto,praça e público álvo.São elas que irão determinar o sucesso de seu produto.
E com a propaganda na internet(tema da oficina do professor Wagner Gomes de Araújo) é possível segmentar o público álvo evitando a dispersão da comunicação.
ABRAÇOS
IÊDA
Legal demais a abordagem sobre os 4Ps de Christian Resende: falar esse assunto é sempre interessante e atual, que precisamos saber todo momento.
Produto:é divulgar as habilidades e os conhecimentos do profissional.
Preço:se o preço estará de acordo com o trabalho feito.
Praça:Explicar bem e definir a área em que quero atuar.
Público alvo:Ter bom contato e um relacionamento amigável.
Para se chegar nesse conceito, teremos que passar por estudos.
Enfim poder estar atualizado,para
não ter engano na comunicação
Abraços
Débora
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