Significa dizer, também, que de tempos em tempos estamos a percorrer um mesmo caminho, seja o da descida – de cima para baixo – ou seja o da subida – de baixo para cima. Mas, vale muito mais a observação de atos e atitudes que traduzem um sucesso. Essas atitudes também vão e vêm... São, por assim dizer, Atitudes Temáticas Temporais.
Concordo que é um pouco complicado de entender, mas tentarei explicar.
Atitudes: São as ações, os comportamentos e os procedimentos, logicamente que, dentro do contexto que desejamos abordar, das campanhas publicitárias.
Temático: Nessa idéia que tento fazer ser entendida “Temático” está ligado a um único tema, são muito bem caracterizados por locais que reúnem empresas de um mesmo segmento. Um bom exemplo disso seria o Raja Casa Shopping em Belo Horizonte. Esse shopping é denominado como Shopping Temático por abrigar em sua área apenas empresas ligadas à construção, reforma e decoração.
Temporais: Ligados ao tempo, vejam a definição do “Aurélio”: “(...) S.m. O poder temporal (...)”. Isso mesmo, o PODER do tempo.
Na publicidade o poder temporal se explica na atitude perspicaz dentro de um acontecimento ocorrido naquele momento (tempo). É como aproveitar um deslize qualquer de uma pessoa pública, por exemplo, e realizar a campanha publicitária.
Veja esta propaganda. A montadora PEUGEOT, em conjunto com sua Agência de Propaganda, aproveitou uma fala, um tanto infeliz, da Ministra do Turismo e criou esse comercial:
http://br.youtube.com/watch?v=MERVgtpBf1s
Muito criativo, concordam? Mas foi proibido pelo CONAR.
Agora, uma outra forma de criar e veicular uma campanha publicitária que, na minha classificação, trata-se de uma Atitude Temática Temporal é aproveitar um evento MUNDIAL.
O que podemos chamar de evento Mundial? A Copa do Mundo de Futebol é um belo exemplo. Vocês já repararam quantas promoções de televisores existem durante o período que compreende essa competição? Quase infinitas, não é?
Outro acontecimento Mundial são as OLIMPÍADAS. Assim como a competição futebolística, as Olimpíadas acontecem de quatro em quatro anos e movimentam, além de sentimentos e emoções, uma infinidade de milhares de euros, dólares, reais e qualquer outra moeda existente. Sejam em investimento de lazer ou em investimento publicitário. A cada evento desses as empresas se mostram dispostas a aparecerem ao lado de um recorde, de uma vitória ou de uma medalha.
Ter seu atleta premiado significa mostrar aos consumidores que a empresa acredita no esporte, que possui responsabilidade social e que, enfim, seria uma perfeita merecedora do dinheiro que cada um está disposto a gastar.
Mas nada de imaginar que essa oportunidade de se promover é vanguardista, essa grande idéia vem de longe e, como toda boa idéia, é reaproveitada... reeditada... a cada novo evento Mundial, vejam as peças abaixo que têm como fonte o site do UOL e comprove:
O que podemos chamar de evento Mundial? A Copa do Mundo de Futebol é um belo exemplo. Vocês já repararam quantas promoções de televisores existem durante o período que compreende essa competição? Quase infinitas, não é?
Outro acontecimento Mundial são as OLIMPÍADAS. Assim como a competição futebolística, as Olimpíadas acontecem de quatro em quatro anos e movimentam, além de sentimentos e emoções, uma infinidade de milhares de euros, dólares, reais e qualquer outra moeda existente. Sejam em investimento de lazer ou em investimento publicitário. A cada evento desses as empresas se mostram dispostas a aparecerem ao lado de um recorde, de uma vitória ou de uma medalha.
Ter seu atleta premiado significa mostrar aos consumidores que a empresa acredita no esporte, que possui responsabilidade social e que, enfim, seria uma perfeita merecedora do dinheiro que cada um está disposto a gastar.
Mas nada de imaginar que essa oportunidade de se promover é vanguardista, essa grande idéia vem de longe e, como toda boa idéia, é reaproveitada... reeditada... a cada novo evento Mundial, vejam as peças abaixo que têm como fonte o site do UOL e comprove:
Já na década de 50 um televisor era lançado com o nome de OLYMPIC...

Os jogos Olímpicos acontecem em 1960 no país dos calçados finos e inspiram lançamentos de modelos em São Paulo.

Anunciar televisores não é exclusividade da época da Copa do Mundo de Futebol, mas também das Olimpíadas.

Os mascotes de algumas marcas ganham séries específicas para as Olimpíadas.

A campanha do vôlei masculino em Los Angeles – 1984 – ganhou anúncios com todo tipo de trocadilho com a medalha de prata.

O Bonze nos 100 metros livre ganhou novo anúncio com brincadeiras em relação ao feito de Gustavo Borges.

O feito de Vanderlei Cordeiro de Lima, com o bronze na maratona de Atenas – 2004 –, foi saudado com reclame de seu patrocinador.
Viva as voltas que o mundo dá!!!
Viva as voltas que o mundo da propaganda dá!!!
Viva!!!
Abraços
Alexandre
3 comentários:
As propagandas temáticas temporárias são feitas a partir de fatos marcantes e atuais.É por isso que o publicitário precisa estar sempre atentento a tudo a sua volta e ser muito criativo,é claro.Ele trabalha a todo tempo,pois a qualquer momento pode sugir uma idéia para uma nova campanha.
IÊDA
Bom,como em qualquer área, existe e sempre irá existir a concorrência.
Mas,por isso tem que haver o diferencial,para precisarmos destacar entre ontros. Assim poderemos ser diferente e criativo. Estar sempre atentos é a alma de qualquer negócio.
Abraços
Débora
23/05 23:08
A professora Flávia já havia comentado em sala sobre esse tipo de propaganda(propagandas temáticas temporais),e confesso que antes não achava muito legal "aproveitar de um deslize qualquer de uma pessoa pública",para criar uma peça publicitária a ser veiculada na mídia.
Agora já vejo como uma forma criativa de chamar a atenção do consumidor,atraindo-o muitas vezes de forma engraçada(como é o caso da propaganda da Peugeot).
Como futura publicitária de sucesso,preciso enxergar desde já que muita coisa das quais não achava legal,vão ser ferramentas de grande importância para a realizaçaõ do meu trabalho.
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